quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

CHUVAS

As chuvas começaram na região do Cariri. Nas zonas rurais dos municípios, trabalhadores e pequenos produtores comemoram o começo do período chuvoso, que pode trazer uma boa colheita.

Entretanto, nas zonas urbanas os problemas começam a aparecer. Na cidade do Crato a chuvas de ontem quase fizeram o canal do Rio Granjeiro esbarrotar, o volume de águas que desce pelo canal é muito grande, e se o canal não suportar esse volume, o que é provável, devido a obras mal feitas a um eminente perigo de inundações, de alagamentos, principalmente no perímetro do centro da cidade.

Esses alagamentos quando ocorrem, prejudicam comerciantes, pois muitas lojas e estabelecimentos comerciais são inundadas e lojistas chegam a perder seus produtos. Os prejuízos são enormes.

Ontem, foram registrados 86 milímetros de chuvas na zona urbana. Na zona rural, em localidades como Campo Alegre e Guaribas o volume de chuvas foi ainda maior.

Conversei ontem à noite, por telefone com o secretário de infra-estrutura do Crato, Jéferson Felício e perguntamos quais providências a prefeitura vai tomar para impedir prejuízos, caso as chuvas venham com maior intensidade. Ele informou que a Seinfra está começando o trabalho de desobstrução de galerias e do canal do Rio Granjeiro visando possibilitar que as águas escorram sem destruir pedaços do canal. Mais ainda, ele informou que será feito um trabalho de desvio das águas diminuindo o volume de água que descerá diretamente da serra do Araripe para o canal do rio granjeiro.

Enquanto isso, comerciantes do entorno do canal estão apreensivos. Ontem, conversei com o Edilberto Lobo, Joquinha, ele disse que foi muita chuva , o canal ficou quase cheio e claro que todos estão preocupados pois essas inundações prejudicam a cidade , população e principalmente os comerciantes.

Nenhum comentário: