terça-feira, 2 de dezembro de 2008

ESCOLA DE ARTES RECEBE O NOME DE VIOLETA ARRAES



A Escola de Artes Reitora Violeta Arraes Gervaiseau foi inaugurada, no último sábado, em Barbalha, com a presença de autoridades públicas, artistas, intelectuais e arte educadores de todo o Brasil. O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Plácido Cidade Nuvens, coordenou a solenidade de inauguração, marcada pela emoção e reconhecimento ao trabalho de Violeta Arraes, uma das maiores benfeitoras da Universidade Regional do Cariri (URCA). Em 1997, a então secretária de Cultura do Estado, ativista cultural, conhecida pela sua vasta contribuição à cultura brasileira e nordestina, assumiu a URCA, a convite do então governador do Estado, Tasso Jereissati.

A expansão material, regional, a criação de novos cursos e a qualificação do quadro docente marcaram a sua gestão em busca da autonomia da instituição. Com o seu projeto, procurou dinamizar as ações da cultura do sertão e a valorização do projeto Araripe, cuja linha mestra é o desenvolvimento humano regional sustentável.
Violeta se tornou uma das mais expressivas personalidades do Cariri e do Ceará.
Tanto que um de seus últimos trabalhos foi a exposição "Ciência da Terra, Ciência da Vida, a Chapada do Araripe", em 2004, no Museu de Arte Brasileira da FAAP, em São Paulo, como integrante da Curadoria Geral da Exposição. O trabalho, uma iniciativa da Fundação Araripe, criada por ela e o marido Pierre Gervaiseau, ganhou dimensão a partir da parceria com a Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), cujo objetivo era informar ao grande público sobre a Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe.

A Escola de Artes sediará os Cursos de Licenciatura Plena em Artes Visuais e Teatro da Universidade Regional do Cariri, e funcionará em um antigo e histórico prédio no centro de Barbalha. Em um futuro próximo, serão implantados os Cursos de Música e Dança. A estrutura da escola, que abriga 50 alunos, é composta por salas de aula, biblioteca, núcleo de pesquisa, laboratório de informática, uma galeria de artes visuais e o cine teatro da escola de artes, onde antigamente funcionou o cine teatro de Barbalha, com 400 lugares e completamente climatizado.

O professor Fábio Rodrigues, Doutor em Arte Educação, coordena os Cursos de Teatro e Artes Visuais. Ele acredita que a escola dará uma grande contribuição à cultura regional. “Aqui formaremos profissionais capacitados e conscientes de seu papel na sociedade”, avalia.

Jornal do Cariri

Nenhum comentário: