terça-feira, 2 de dezembro de 2008

AGRICULTOR TROCA O CAMPO PELA OFICINA DE AVIÕES



Desiludido com a falta de perspectiva da agricultura de subsistência, o agricultor Francisco Dias de Oliveira, 66 anos, residente em um pequeno quarto no centro da cidade de Potengi, em plena região do Cariri Oeste, mudou de atividade e apostou em seus sonhos. O sonho de voar o fez pensar nas alturas e buscar, com a fabricação de réplicas de avião, um novo meio de sobrevivência em uma terra com poucas opções de trabalho e empregos.

Francisco Dias decidiu enfrentar o desafio do novo e dos sonhos: montou, ainda, na infância, uma pequena oficina para fabricar os aviões. Hoje, Francisco Dias passa a maior parte do tempo convivendo com a batida do martelo e a zuada da furadeira em seu tranqüilo local de trabalho. O que mais o despertou e o motivou a fabricar esses pequenos aviões foi a vontade de um dia poder sair como simples pássaro voando. O agricultor ainda não alcançou esse sonho, mas, diariamente, é cercado por admiradores, especialmente, as crianças que o acompanham em sua oficina.

‘’Essa minha idéia teve início quando eu estava em meu roçado e vi um avião sobrevoando. Coloquei a enxada de lado e, nesse dia, jamais saiu do meu pensamento a idéia de voar. Comecei a observar e pensar como iria fabricar um avião e, graças ao dom que Deus me deu, pensei, imaginei e montei um pequeno quebra cabeça até conseguir montar a replica do avião’’, conta Francisco Dias, orgulhoso da conquista e do desafio superado.

O fabricante de miniaturas de avião compra ferro velho e as peças para exercitar a sua profissão. Depois de montado o avião, ele dá o acabamento final, colocando adesivo e dando marca e prefixo as pequenas aeronaves. O custo, para produzir cada unidade, é baixo, mas Francisco Dias lamenta o preço de venda que deixa uma margem estreita de lucro.

‘’Só consigo vender a réplica por R$ 20,00, o que é insuficiente e lamento a falta de valorização do artista regional’’, expôs Francisco Dias, sentindo a desvalorização do seu produto. O custo de cada unidade depende do tamanho e do modelo. O consumidor ou colecionador mais exigente pode desembolsar até R$ 100,00 por uma réplica com mais detalhes. Dias afirmou, ainda, que a produção lamentavelmente esta encalhada em sua oficina ‘’porque não tenho mercado garantido para vender. Mas vou continuar com essa atividade’’, acrescenta.

O sonho de voar como pássaro ainda não chegou, mas o agricultor alimenta outros sonhos: ‘’a minha maior pretensão é tão somente ocupar todo espaço físico que disponho ao lodo de minha oficina para montar um pequeno museu a fim de que eu possa colocar em exposição todas as minhas peças. Tudo esta só em fase de projeto tendo em vista o custo muito caro e eu não vou dispor de recursos para transformar esse sonho em realidade. Eu só queria que o poder público implementasse uma política de valorização da cultura regional’’, comenta o fabricante de réplicas de avião em apelo dirigido ao Secretário de Cultura do Estado, Auto Filho, para olhar com mais atenção os talentos e valores da cultural regional do Cariri. (Colaboração Amaury Alencar)

Jornal do Cariri

Nenhum comentário: