sábado, 13 de dezembro de 2008

MOSTRA DE ARTES



Entre 11 e 16 de maio de 2009, a Fundação Cada Grande receberá artistas representantes de cinco países que falam a língua portuguesa para uma Mostra de Artes, que terá caráter de intercâmbio.

A Mostra será na sede da instituição, uma escola de gestão cultural localizada em Nova Olinda, interior do Ceará.

Durante cinco dias eles ficarão imersos em uma programação abrangente, que terá como objetivo mostrar a cultura do Cariri para quem vem de fora e a lusófona para quem aqui está. Ou melhor dizendo, lusófonas, porque teremos representantes de países distintos e com características peculiares.

Nomes representativos da cultura dos quatro maiores países que compartilham o português já confirmaram presença: Filipe Mukenga, de Angola, JP Simões, de Portugal, Stewart Sukuma de Moçambique e Elizah Rodrigues, do Brasil.

Além de mostrarem sua música em recitais, os músicos foram convidados a darem oficinas de um dia, mostrando um pouco da realidade musical de sua região.

Na programação também estão previstas palestras com responsáveis pela circulação de espetáculos no Brasil e países lusófonos: Edson Natale, do Itaú Cultural, Henilton Menezes, do Centro Cultural Banco do Nordeste, Dane de Jade, do Sesc Ceará e Mário Alves. Da Ong Etnia, de Portugal.

O evento foi pensado para públicos distintos. As oficinas e palestras serão direcionadas a profissionais da cultura e estudantes de arte e precisarão de inscrição. Já os recitais, pela noite, terão público livre.

A Mostra de Artes em Língua Portuguesa é uma iniciativa da Fundação Casa Grande e foi viabilizada pelo edital BNB de Cultura 2009.

Nenhum comentário: