terça-feira, 2 de dezembro de 2008

POLÍTICA NO CARIRI



Colisão com Governador

Ausente da reunião dos prefeitos eleitos com o governador Cid Gomes, o prefeito de Juazeiro, Manoel Santana, enviou seu vice Roberto Celestino para representa-lo. Celestino foi bem fiel a seu estilo de falar a verdade aos políticos, e essa sinceridade colidiu de frente com os métodos do governador Cid Gomes. Durante troca de opiniões sobre métodos administrativos, Roberto Celestino disse a Cid que sua maneira de governar parece com um soluço - aperta e solta - e esse jeito pode inviabilizar uma administração municipal. O governador Cid Gomes não gostou do comentário e cortou o assunto afirmando que cada administrador governa da maneira que acreditar ser o mais correto. O confronto parou aí, mas ficou no ar o mal estar criado no encontro dos prefeitos com o Governador ocorrido na quinta e sexta passada, em Fortaleza.

Piada de prefeito irrita Cid

No mesmo encontro do Governador, um prefeito do Cariri irritou Cid Gomes. Foi o prefeito de Assaré, Evanderto Almeida. O tucano desagradou ao Governador. Evanderto indagou de Cid quando seria feita a estrada Assaré-Antonina do Norte. O Governador se confundiu e falou que era logo, mas se corrigiu e explicou que a empreiteira vencedora da obra, a Queiroz Galvão, havia desistido e como não havia construtora em segundo ou terceira colocação, ele iria examinar o caso e depois se manifestaria. Evanderto então fez um blague: passa o dinheiro para a prefeitura que eu faço a obra. Todos os prefeitos deram gargalhadas. O governador Cid Gomes não sorriu e partiu para cima de Evanderto. De modo claro, disse que não havia gostado da "brincadeirinha", e que havia ficado no ar uma suspeita de que seu governo tivesse feito alguma coisa errada. Encarou Evanderto e disparou: você quer o dinheiro, eu repasso para você fazer a obra. Quer?. Evanderto ficou amarelo e recuou. O epis ódio retrata que o ambiente entre o governador Cid Gomes e os prefeitos do Cariri anda tenso.

Estrada vai sair do papel

O confronto do governador Cid Gomes com o prefeito de Assaré, Evanderto Almeida, preocupou tanto aos dirigentes da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) quanto a aliados de Cid. Evanderto é do PSDB e houve o temor infundado de que o tratamento dado pelo Governador pudesse criar um mal estar com os outros prefeitos tucanos. Ilusão, o PSDB não tem solidariedade entre si. Mas, mesmo assim, o Governo Cid agiu rápido e reabriu negociações com a empreiteira Queiroz Galvão que ganhou a licitação de R$ 13 milhões para construir a estrada Assaré - Antonina do Norte. Ameaçou não devolver o dinheiro pago pela Queiroz Galvão, no valor de R$ 150 mil, para participar da licitação. Assim, a empreiteira está reexaminando a possibilidade de cumprir o contrato e construir essa estrada estadual. A expectativa no Cariri é que essa discussão entre o governador Cid e o prefeito Evanderto Almeida não tenha novos desdobramentos.

Salviano perde colégio

Com dois anos de antecedência, o prefeito de Assaré, Evanderto Almeida, fechou sua chapa majoritária para as eleições de 2010. Votará no deputado federal Zé Gerardo Arruda(PMDB) e no deputado estadual Perboyre Diógenes (PSL), ambos candidatos á reeleição. A novidade é a escolha do deputado Zé Gerardo. Quem estava lutando pelo apoio de Evanderto era o deputado federal Manoel Salviano, que perde assim um grande colégio do Cariri. Zé Gerardo já assegurou recursos para Assaré para o próximo ano, garantindo investimentos que permitirão a Evanderto realizar uma grande administração.

Raimundão amplia base

O prefeito Raimundo Macedo, ao contrário de Manoel Salviano, pavimenta sua eleição para a Câmara Federal. Acaba de fechar uma aliança com o prefeito de Barro, Marquinélio Tavares. Raimundão já está sendo votado também em sua terra, Aurora, pelo prefeito Adailton Macedo. Marquinélio aproveitou o anúncio do acordo com Raimundão e divulgou também o nome de seu deputado estadual: Perboyre Diógenes, que cresce de prestígio na região no Cariri, sendo votado ainda pelos prefeitos de Nova Olinda, Afonso Sampaio, e de Campos Sales, Paulo Ney.

Professores vão cobrar

Todos os deputados estaduais votados no Cariri - Sineval Roque, Ana Paula Cruz, Vasques Landim e Ely Aguiar - votaram contra os professores e aprovaram a urgência para a tramitação do projeto de lei que cria a lei do piso exclusivamente no Ceará. Essa lei tira direitos dos professores assegurados pela lei sancionada pelo presidente Lula. A líder do PT no Senado, Idelir Salvatti, condenou a postura do governador Cid Gomes de ir ao Supremo Tribunal Federal barrar a Lei do Piso dos professores. O ministro da Educação, Fernando Haddad, também criticou o governador Cid por tentar retirar essa conquista dos professores assegurada pelo presidente Lula. E os deputados estaduais do Cariri balançam a cabeça e votam contra os professores. Apenas para agradar ao governador Cid Gomes. E daqui a dois anos, ainda vão pedir votos aos professores no Cariri.

Rommel quer ser federal

Derrotado nas eleições de outubro, o prefeito de Barbalha, Rommel Feijó, não acredita no sucesso da administração de José Leite. Pode até ter razão. José Leite ainda não despertou para as dificuldades de administrar uma grande cidade como Barbalha. Parece estar ainda no palanque e não sentado na cadeira de prefeito com todos os poderes e obrigações, e mais: cobranças e compromissos assumidos para serem honrados. Assim, Rommel Feijó decidiu ser candidato a deputado federal. Tenta retornar a Brasília de onde saiu em 2004 para ser prefeito, após estar no seu segundo mandato na Câmara Federal.

Disse me disse

• Prefeito eleito de Milagres, Hellosman Sampaio, bateu o martelo e vai votar na deputada estadual Lívia Arruda, do seu partido, PMDB.
• Hellosman definiu que votará na dobradinha com o prefeito de Parambu, Genecias Noronha, candidato a deputado federal também pelo PMDB.
• O prefeito de Várzea Alegre, José Helder, foi outro que decidiu em quem vai votar em 2010: para a Assembléia endossará a candidatura a reeleição de José Sarto e para a Câmara Federal, pedirá votos para o prefeito Genecias Noronha.
Desculpe a ignorância, os deputados estaduais votados no Cariri não têm pena dos professores ao endossarem a intenção do governador Cid Gomes de barrar a Lei do Piso Salarial?

Coluna política do jornalista Donizete Arruda, publicada na edição de hoje, 02 de dezembro, do Jornal do Cariri.

Um comentário:

carlos disse...

Prefeito Evanderto vei macho, falou só a verdade se o governador não gostou , problema é dele , ai Evanderto to com vc e não abro