terça-feira, 9 de dezembro de 2008

POLÍTICA NO CARIRI






Seca preocupa

O deputado federal Paulo Henrique Lustosa ocupou a tribuna da Câmara Federal para alertar ao ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, o grave problema da estiagem no Nordeste, especialmente no Cariri, onde a cidade de Antonina do Norte enfrenta a seca como mostra, nesta edição, o Jornal do Cariri. Paulo Henrique Lustosa, ao ser informado sobre a reportagem do JC, pediu providências ao ministro Geddel, que garantiu ao parlamentar cearense estar atento a esse quadro grave, que se contrasta com o caos por excesso de chuvas vivido por Santa Catarina.



Cid precisa ser notado

O governador Cid Gomes tem estado fisicamente muito presente no Cariri. Esteve na segunda no Salitre em mais um Governo Itinerante. Cid precisa em 2009 repensar essa estratégia política. Tem dado poucos resultados práticos. Outra necessidade imperiosa ao Governador é uma mudança em sua política de comunicação. Investe milhões de reais em publicidade nas revistas Veja, Época, Istoé e Carta Capital e esquece ou seria mais correto afirmar: despreza meios de comunicação do interior do Ceará ou quando anuncia em rádios, o faz como se estivesse dando uma esmola. Essa relação do governador Cid Gomes com emissoras de rádio e jornais do interior do Ceará vive o seu pior momento sob a omissão da coordenadora de Comunicação Social, Cristiane Sales, e com a indiferença do secretário da Casa Civil, Arialdo Pinho - responsável pela comunicação do Governo Cid. A propósito, Arialdo continua de férias viajando de moto para o Chile. Arialdo está nem aí, enquanto os problemas de segurança e desemprego crescem em todo o Carii.



Mudança de galho

O jornal OPOVO, coluna da jornalista Sonia Pinheiro, publicou que o prefeito do Crato, Samuel Araripe, poderia estar de malas prontas para trocar o PSDB pelo PSB se for aprovada a janela partidária, prazo legal que permitiria a todos os políticos trocarem de sigla sem ameaça de perda de mandato. Samuel nega que pretenda dividir o mesmo ninho com o deputado estadual Sineval Roque e alega estar bem no tucanato. Mas, ser aliado do Governo do Estado é o sonho de todo prefeito. Caso queira mesmo trocar de partido, Samuel Araripe, para ingressar no PSB, terá que mudar de deputado estadual, abandonando Ely Aguiar e apoiando Sineval Roque. Essa a condição para ser aceito no palanque do governador Cid Gomes.


Nova rádio no Cariri

O município de Milagres ganha ainda este ano uma emissora FM que deverá ser administrada pelo prefeito eleito Hellosman Sampaio. A rádio pertence ao grupo de comunicação ELO - iniciais do deputado federal Eunício Oliveira, e é gerida por seu sobrinho. Depois de Milagres, o mesmo grupo ELO deverá colocar no ar, em 2009, uma segunda emissora FM no Cariri na cidade de Várzea Alegre.


Errei feio

A coluna publicou na semana passada que o prefeito reeleito de Várzea Alegre, Zé Helder, votaria para deputado federal no prefeito de Parambu, Genecias Noronha. Não é verdade. O prefeito Zé Helder votará na candidatura do advogado Domingos Neto, filho do presidente da Assembléia do Ceará , deputado Domingos Filho. Quem votará em Genecias em Várzea Alegre é o candidato derrotado e ex-prefeito do Município, João Eufrásio.


Avanço de Salviano

O deputado federal Manoel Salviano tenta romper o cerco de suas dificuldades para conquistar um novo mandato. Está em avançadas negociações para ser votado por dois prefeitos do Cariri - Afonso Sampaio, de Nova Olinda, e Antonio Dorival , de Altaneira. Os entendimentos inicialmente incluiriam também o prefeito de Assaré, Evanderto Almeida, mas o acordo político com ele não evoluiu. Evanderto preferiu fechar com o deputado Zé Gerardo Arruda. Salviano sabe que precisa de mais de 100 mil votos e, para isso, tem intensificado suas conversas com prefeitos do Cariri e com lideranças da região que, mesmo na oposição, têm condições de influenciar e transferir uma boa votação para assegurar sua volta à Câmara Federal em 2010.


Irmãos em pé de guerra

Os irmãos Sineval Roque e Iteildo Roque estão em rota de colisão. Ao contrário do que anda falando o ex-prefeito Iteildo Roque, seu irmão, o deputado Sineval Roque não é candidato a deputado federal. Pretende mesmo ser candidato novamente a uma vaga na Assembléia Legislativa do Ceará. Ao desmentir que pretenda concorrer a uma vaga à Câmara Federal, Sineval Roque busca consolidar sua reeleição, fazendo acordos políticos com deputados federais do próprio Cariri.


Mão amiga de Ciro

O prefeito Raimundo Macedo divulgou que o Centro de Apoio aos Romeiros será concluído. Ufa! Já não era sem tempo, mas o bom dessa história é a origem dos recursos de R$ 8 milhões para a conclusão da obra. Quem pensa que esse dinheiro é proveniente de emendas de algum deputado federal do Cariri fique sabendo que essa grana está vindo da boa vontade do deputado federal Ciro Gomes que doou todo esse dinheiro, mostrando ter mais compromisso com a região do que outros parlamentares que aqui vivem e que daqui tiram os votos para suas eleições.


Disse me disse

· O prefeito de Campos Sales, Paulo Ney, apostará novamente na candidatura do deputado estadual Moésio Loiola e votará no jovem Domingos Neto para a Câmara Federal.

· Agenor Ribeiro , prefeito de Salitre, precisa entrar rapidamente na linha, pois a direção regional do PT não quer saber de administrador do partido sendo notícia por não honrar compromissos com o povo.

· Deputado estadual Ely Aguiar não gosta de ser cobrado por negligências em seu desempenho parlamentar, como por exemplo, permanecer calado enquanto professores em greve do Cariri querem o recuo do governador Cid Gomes na retirada da Adin contra o piso salarial do Supremo Tribunal Federal.

Desculpe a ignorância, os deputados federais do Cariri já fizeram uma moção de agradecimento a Ciro Gomes por ter dado suas verbas para a conclusão do Centro de Apoio aos Romeiros em Juazeiro?

Coluna Política, escrita pelo jornalista Donizete Arruda, publicada na edição de hoje do Jornal do Cariri.

Nenhum comentário: