terça-feira, 2 de dezembro de 2008

POTENGI: ESTUDANTES PROTESTAM CONTRA ABANDONO DE ESCOLA ESTADUAL




Paredes rachadas. Fios de energia elétrica expostos. Cadeiras quebradas e amontoadas. Ventiladores de teto prestes a caírem. Esse é o cenário da Escola de Ensino Fundamental e Médio Menezes Pimentel, no município de Potengi, na macrorregião do Cariri. São 300 estudantes que convivem com essa situação.

Indignados e revoltados com o que consideram descaso do Governo do Estado, os alunos foram às ruas protestar e pedir ao Governador Cid Gomes (PSB), passados quase dois anos de sua administração, para a escola passar por ampla reforma física. A manifestação dos estudantes, realizada no início da semana passada, mobilizou professores, pais de alunos e populares que expuseram, em faixas e cartazes, a situação precária em que se encontra a Escola Menezes Pimentel.

O representante da Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas no Cariri, Gerson Menezes, definiu o estado de abandono da escola como grave e dramático para alunos, professores e servidores: ''a escola apresenta condições precárias, como rachaduras nas paredes, infiltração no quadro negro, sistema de eletrificação comprometido, banheiros que não têm sequer uma pia pra lavar as mãos e os ventiladores quebrados'', protesta Gerson Menezes, ao afirmar que outras manifestações serão realizadas até a Secretaria Estadual de Educação se pronunciar sobre a realização de obras para recuperação da escola.

Os protestos envolvem os estudantes que vêem descaso com a escola. O estudante Ronaldo Ferreira Alves, que cursa o 3º ano do Ensino Médio, lamenta a falta de infra-estrutura física e mostra-se preocupado com a ameaça de ventiladores caírem sobre a cabeça de quem estiver na sala de aula. “Nós estamos até com medo de irmos para o colégio porque tememos que haja até um desastre. As rachaduras nas salas de aula estão aumentando e o nosso medo é que, a qualquer momento, paredes possam desabar.

A nossa diretora vem constantemente pedindo apoio à Secretaria de Educação do Estado para que se sensibilize com a situação e, lamentavelmente, nada de concreto, foi feito'', expôs Ronaldo, temeroso de que o ano letivo de 2009 seja comprometido.”
Já o estudante João Jayles Paulino Rodrigues afirma que a insegurança é total: ''é desconfortante esse quadro porque é uma situação que está nos tirando à concentração, que compromete o ano letivo e a aprendizagem. Durante o período de chuvas, a escola teve que parar as atividades devido à infiltração de paredes e teto'', acrescentou o estudante. O ex-aluno Cícero Adriano Paulino Rodrigues aderiu aos protestos: “eu me encontro indignado, pois chego a temer pelas vidas de meus irmãos que estudam em salas que possuem rachaduras enormes. O pátio da escola que, por sinal é o único local de lazer e onde também são feitas as reuniões de pais e mestres, está em estado de decadência total'', disse João Jayles, ao destacar, ainda, que a escola Menezes Pimentel é o único estabelecimento estadual funcionando neste município e que oferece o Ensino Médio a comunidade.

O Gerente da Área de Engenharia da Secretaria de Educação do Estado, Sérgio Carvalho, em contato com a sucursal do Jornal do Cariri em Fortaleza, disse que a Escola Menezes Pimentel ''há muito tempo não é beneficiada com obras de melhoria em sua estrutura física. Para isso, nós já temos um orçamento em torno de R$ 250 mil para realizar a primeira reforma que vai contemplar toda a parte interna da escola. Como é uma reforma geral no interior da escola, não podemos iniciar os trabalhos agora. As obras devem começar no final em dezembro ou começo de janeiro, quando há o recesso escolar".


Jornal do Cariri

Um comentário:

Unknown disse...

Graças a Deus a nossa escola recebeu a reformada. Até a quadra que nos prometeram a anos saiu.So que ainda não terminaram a obra totalmente mais a escola ja esta quase toda reformada.