segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

TCM QUER CIDADÃOS FISCALIZANDO GESTORES

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) vai desenvolver um trabalho de massificação das suas atividades com o propósito de estimular e capacitar a população para fiscalizar a correta aplicação dos recursos públicos pelas Prefeituras cearenses. Essa é uma das metas do presidente do Tribunal, Ernesto Sabóia, para o período 2009/2010.

Embora se trate de uma reeleição o novo mandato terá mudanças, informa Ernesto Sabóia, lembrando que a reeleição foi apenas para a presidência, pois houve alterações quanto à escolha do vice-presidente que passa a ser o conselheiro Manoel Veras e do corregedor que será o conselheiro Francisco Aguiar.

Portanto, não será um mandato no sentido apenas de dar continuidade ao que está sendo feito. No próximo dia 18 será definido o planejamento estratégico do TCM, mas a idéia do presidente é manter alguns projetos e inovar em alguns pontos, principalmente no sentido de que a sociedade possa contar com melhores mecanismos de fiscalização para que ela mesma fiscalize.

Em entrevista exclusiva ao Diário do Nordeste, Ernesto Sabóia informou que logo no início do próximo ano será instalado um portal de transparência do TCM, onde serão colocadas à disposição dos interessados todas as informações do próprio TCM e também sobre cada uma das 184 Prefeituras do Ceará para permitir que todo e qualquer cidadão possa acompanhar as receitas e despesas do seu município. Esta é apenas uma das vertentes de um trabalho mais amplo que consiste na ampliação dos investimentos em capacitação, diz o presidente do TCM.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: