domingo, 4 de janeiro de 2009

A BOLA VAI COMEÇAR A ROLAR

O futebol cearense já está pronto para a temporada 2009. No próximo sábado, o Campeonato Estadual dará seu pontapé inicial com Ferroviário e Horizonte. No domingo, outros quatro jogos completam a primeira rodada.

A fórmula de disputa continua a mesma do ano passado. Os dez times se enfrentam no primeiro turno, com os quatro melhores colocados se classificando às semifinais. Quem vencer disputa a final e o campeão estará classificado para a decisão do campeonato. O procedimento se repete no segundo turno, apenas com o mando de campo invertido. Quem levar o returno decidirá o Estadual. Se um mesmo clube ganhar os dois turnos, será declarado campeão arrastão.

Festa no interior

Pela primeira vez na história do Campeonato Cearense, o título Estadual poderá ser comemorado longe de Fortaleza. O clube do Interior que tiver melhor campanha do que o adversário poderá mandar a segunda partida decisiva da competição em sua cidade. No entanto. Se Fortaleza ou Ceará estiverem participando da final, o estádio deverá ter capacidade mínima para receber dez mil torcedores. Icasa, no Romeirão, Guarany, no Junco, e Horizonte, no Domingão, poderão ter esse privilégio, já que as arenas em suas respectivas cidades atendem a determinação da FCF.

Grande concorrência

Para os que gostam de vários clubes brigando pelo título, mais uma vez o Campeonato Cearense não deverá ficar polarizado com Fortaleza e Ceará. Assim como aconteceu no último biênio, com o Icasa surpreendendo e chegando às finais, e o Horizonte, que surgiu em 2007, como a nova força do interior, o Estadual deste ano promete ser bastante acirrado. Principalmente, pela volta do Guarany de Sobral.

O Cacique do Vale, que venceu a Segunda Divisão em 2008, investiu pesado para incomodar os grandes da capital. Da mesma forma fez o Ferroviário. O Peixe trouxe o experiente Arnaldo Lira e ainda reforçou o seu elenco para acabar com o tabu de 14 anos sem conquistar o Campeonato Cearense. Por fora, além de Horizonte, Icasa e Guarany, os time de Boa Viagem, Quixadá e Maranguape também querem tirar uma casquinha e chegar pelo menos em uma final de turno.

Hegemonia e tabus

O Campeonato Cearense de 2009 trará ainda algumas boas doses de entretenimento para os torcedores. O Fortaleza, atual bi-campeão, busca mais um Tri para sua coleção. O Ceará, com o pentacampeonato homologado ano passado, quer o 40º título estadual. O Icasa só pensa em acabar a sina de vice e conquistar em campo seu primeiro troféu. Assim, como o Horizonte tenta deixar de ser uma revelação, e o Ferroviário encampado em voltar a ser o grande tubarão e acabar a seca de 14 anos sem títulos.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: