Santana quer administração popular e participativa
O prefeito Manoel Raimundo de Santana Neto (PT) assumiu no primeiro dia do ano de 2009, o compromisso político de mudar a cidade de Juazeiro do Norte. Médico sanitarista, fundador do PT de Juazeiro, eleito primeiro vereador pela legenda, em 2.000, entra para a história como o primeiro prefeito petista, e por ser o mais bem votado representante do executivo no Município.
A cerimônia de posse teve início com uma missa em Ação de Graças, na Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores. Em seguida, na Câmara Municipal, Santana tomou posse, afirmando que fará uma administração orientada e acompanhada pela população. Falou ainda, na criação de conselhos populares e da implantação de subprefeituras, medidas estas, que aproximarão a administração da população.
O discurso de Santana foi emocionado, lembrou de seu pai, que faleceu no dia 4 de outubro, das lições de vida que teve em sua militância no PT, e nos apoios recebidos. Santana expressou ainda que sua gestão será de superação. “Iremos contrariar muitos interesses, que atrapalham o funcionamento pleno da gestão”, falou.
Entre as metas administrativas prioritárias, a aceleração do crescimento econômico, apoio à cultura e ao turismo, recuperação da malha viária, conclusão das obras inacabadas e implementação de parcerias com os governos estadual e federal para novas obras estruturantes na cidade. No entanto, para o prefeito, um dos maiores desafios de sua gestão será a saúde pública que, segundo ele, passa por um momento delicado. “Vamos contar com o apoio dos profissionais da saúde, para que possamos encontrar a solução, e colocar um ponto final no sofrimento dos pobres de Juazeiro, que precisam da rede pública de saúde”, afirmou Manoel Santana.
A transmissão de cargo aconteceu no Memorial Padre Cícero. Durante seu discurso, o ex-prefeito Raimundo Macedo, afirmou que deixou as contas públicas da prefeitura em dia, inclusive com dinheiro em caixa. No entanto, ao ser indagado sobre a real situação econômica da prefeitura, Manoel Santana não soube precisar quais seriam os verdadeiros valores deixados nos cofres públicos municipais. Santana prometeu em breve divulgar como recebeu a prefeitura. Foram empossados também, os 17 secretários municipais.
Mesa Diretora na oposição
A primeira dificuldade do prefeito Manoel Santana (PT) se deu poucos momentos antes de sua posse. Os 14 vereadores de Juazeiro, na primeira sessão do ano, elegeram para a presidência da Mesa Diretora, o vereador José de Amélia Júnior (PSL), considerado de oposição, corre nos bastidores que a vitória de Zé de Amélia, como é conhecido, contou com o apoio político de Manoel Salviano (PSDB). Foram eleitos ainda, Gledson Bezerra(PTB), vice-presidente da câmara; e para a 1ª e 2ª secretarias foram votados respectivamente, Francisca Dellian de Matos (PHS) e Amarílio Pequeno da Silva (PPS).
Os ânimos estavam acirrados. Insatisfeitos com o resultado da votação, populares vaiaram, por algumas vezes, o vereador José de Amélia Júnior. Mas, segundo o mesmo, ainda é muito cedo para se falar em oposição. “Vamos fazer um choque de gestão e trabalhar em prol dos benefícios do povo de Juazeiro”, afirmou.
Ainda na ocasião, o segundo secretário da Câmara fez um apelo exaltado a Santana, pedindo que quando houvesse necessidade de tratar assuntos de interesses políticos com o prefeito, os vereadores fossem recebidos pela autoridade máxima do executivo municipal, sem intermédio dos secretários de governo, facilitando assim, o trabalho do legislativo. Manoel Santana, respondeu a provocação ”Eu achei um quebra de protocolo, uma observação grosseira e inoportuna do secretário” disse o prefeito. Sobre o resultado foi enfático: “acho normal esse resultado, estou sempre aberto ao diálogo”, concluiu.
Secretariado de Santana
Chefe de Gabinete - Fátima Bandeira
Secretaria de Governo – Ricardo Lima
Secretaria de Saúde - Giovanini Sampaio
Secretaria de Educação - Antônio Ferreira dos Santos
Secretaria de Turismo e Romaria - José Carlos dos Santos
Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Romildo Bringel
Secretaria de Finanças - Fábio Palácio
Secretaria de Meio Ambiente e Serviços públicos - Eraldo Oliveira
Secretaria de Planejamento - Felisberto Nunes Oliveira
Secretaria de Infra-estrutura - Edmar Tavares
Secretaria de Assistência Social - Juliana Ribeiro
Secretaria de Administração - José Ivan Alves
Secretaria de Cultura - Glória Tavares
Secretaria de Esporte e Juventude - Aurélio Matias
Secretaria de Segurança Pública - Cláudio Luz
Procuradoria-geral do Município - Bernardo Oliveira
Controladoria - Erivanda Lima Medeiros
Samuel Araripe empossado sem mudanças
O prefeito reeleito do Crato, Samuel Vilar de Alencar Araripe (PSDB) tomou posse no Centro Cultural do Araripe, no centro da cidade. A solenidade teve início com uma missa em Ação de Graças na Igreja da Sé, e em seguida, no Largo da Rffsa, numa sessão extraordinária, foi escolhido o novo presidente da Câmara Municipal, o vereador Francisco Hélder de Oliveira França, Guer (PSDB), cunhado do prefeito Samuel Araripe. Após a sessão da Câmara iniciou-se a solenidade de posse.
Em seu discurso oficial, Samuel falou das ações desenvolvidas pela administração passada, tais como, a construção do restaurante popular, reforma da Rffsa, melhorias no saneamento básico e da malha viária. Araripe destacou ações que marcarão sua segunda gestão: projeto de saneamento ambiental da cidade, melhoria na agricultura, valorização dos servidores públicos e habitação social, além de priorizar ações na educação e saúde.
Sobre a eleição para a Mesa Diretora da Câmara, Samuel definiu como “um ato de democracia e espero que a paz reine na Câmara a partir de agora”. A vitória de Guer surpreendeu a todos. Com apenas cinco vereadores, a situação reverteu o quadro desfavorável e venceu a eleição por 7 votos a 4. O deputado Sineval Roque (PSB) que acompanhou todo o processo, teve que engolir mais uma derrota.
Poucas mudanças ocorreram no secretariado, apenas três novos nomes foram apresentados. Como secretário de Administração Cristiano Felício. Na agricultura, Éramos Dias e na direção da Fundação J. de Figueiredo Filho, o artista plástico George Macário.
Câmara elege nova Mesa Diretora e antecipa posse do prefeito de Barbalha
A posse do prefeito eleito de Barbalha foi antecipada pela disputa da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Vereadores de situação e oposição protagonizaram uma acirrada batalha pelos cargos de comando do legislativo. Ao final, foi feito um acordo, que possibilitou a vitória do vereador João Flávio Cruz Sampaio (PMDB), apoiado por José Leite. Entretanto, no acordo, a posse de José Leite, que seria no período da tarde, foi feita pela manhã, na Câmara Municipal.
Economista e funcionário aposentado do Banco do Brasil, José Leite (PT) é o primeiro petista a conduzir os destinos de Barbalha. Em seu discurso falou da necessidade de Barbalha retomar seu crescimento econômico, combatendo as desigualdades sociais, gerando boas expectativas para a maioria da população da cidade.
José Leite, em nenhum momento, se referiu ao seu antecessor, com críticas ou elogios. Preferiu agradecer o apoio das diversas lideranças políticas, comunitárias e outros segmentos, que contribuíram decisivamente para sua vitória. "Quero nesta oportunidade, agradecer a todos os amigos que direta ou indiretamente, participaram desta nossa caminhada vitoriosa", disse José Leite, enfatizando que vai trabalhar para cumprir as promessas de campanha, melhorando a qualidade de vida povo barbalhense.
No período da tarde, aconteceu missa em Ação de Graças, na Igreja Matriz e a transmissão de cargo, feita pelo presidente da Câmara João Flávio, sem a presença do ex-prefeito Rommel Feijó(PTB).
Bom governo, senhores prefeitos
Os prefeitos empossados no último 1º de janeiro são recebidos pelos carirenses com muita expectativa. Com discursos de otimismo, os prefeitos falaram de suas futuras realizações e reafirmaram compromissos. Setores como educação, saúde, geração de emprego e assistência social são deficientes e precisam de uma ação decisiva dos novos prefeitos carirenses.
Novos prefeitos geram expectativa para o Cariri
A posse dos novos prefeitos, em primeiro de janeiro, gera uma expectativa para todos os carirenses. Onde aconteceu a reeleição, os cidadãos esperam a ampliação dos projetos e melhorias, já reeleitos, os prefeitos devem continuar o trabalho que os credenciaram para novo mandato.
Aos que agora iniciam suas gestões, a população espera trabalho, seriedade, honestidade e competência. Os problemas nas cidades caririenses não são pequenos, passam de gestão para gestão.
Os índices sociais do Cariri ainda não são os satisfatórios, estão longe do desejável. A tarefa dos atuais gestores, e das centenas de vereadores que assumiram, é a de dar respostas concretas aos cidadãos, em forma de projetos estruturantes, ações ousadas e eficazes, capazes de resolver problemas antigos.
As contas públicas, face à crise econômica, devem ser uma prioridade para os novos gestores. Os gastos têm que ser equilibrados com as receitas, a fim de evitar desequilíbrios e contratempos indesejáveis.
Saúde, educação, cultura e geração de emprego e renda, além dos problemas urbanos, e de meio ambiente aparecem como áreas onde as carências são muitas, e as cobranças da sociedade surgirão com o desenrolar dos tempos.
Os novos prefeitos têm em suas mãos, uma espécie de carta em branco dada pela população. Cabe a cada um trabalhar da melhor maneira possível, para que essa carta seja escrita com o resgate da cidadania da população do Cariri. O JC esteve presente em algumas cidades da região e registrou as solenidades de posse dos prefeitos, vices e vereadores eleitos em outubro último.
Votação de Mesa Diretora surpreende prefeito de Mauriti
Uma missa em Ação de Graças marcou o início da programação de posse do Prefeito do município de Mauriti, Izaac Gomes da Silva (PT) e dos nove vereadores eleitos. A novidade em Mauriti se deu na eleição da Mesa Diretora da Câmara, quando o vereador José Acilon Dantas Barbosa (PT) foi eleito presidente do legislativo com apoio e votos dos vereadores de oposição. Após o episódio, o clima era tenso e de revolta por parte dos militantes partidários que assistiam a votação da mesa. Populares se exaltaram com a posição do presidente que foi vaiado e recebeu o nome de traidor. Em resposta a indignação dos presentes, o presidente da Câmara, disse que embora tenha sido eleito com o apoio dos vereadores da oposição, pretende trabalhar em harmonia com o executivo. “Mesmo não tendo ocorrido um entendimento com minha base política, pela qual fui eleito, maneira nenhuma, estou rompido com o prefeito e seu grupo político” afirmou José Acilon.
Guilherme Landim quer Brejo Santo renovado
Na cidade de Brejo Santo, o prefeito Guilherme Landim (PSB) e o vice prefeito, Arnou Pinheiro Feijó (PSB), assistiram a uma missa na igreja da Matriz e em seguida, se deslocaram para a Câmara Municipal, onde aconteceu a cerimônia oficial de posse e a eleição da Mesa Diretora do legislativo. Em seu discurso de posse, Guilherme Landim falou das metas administrativas e disse que fará uma auditoria para ter um parecer concreto dos problemas enfrentados pelo município. “O governo municipal que está começando, vai dar um novo ânimo à população. Embora o município esteja ainda com o marasmo administrativo de quatro anos, deixado pelo gestor anterior, terei muito trabalho, pois herdamos muitos problemas”. Dentre os desafios da gestão estão as contas públicas e a dívida com o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Ainda de acordo com o chefe do executivo, a prefeitura está sem receber o auxílio de diversos programas sociais do Governo Federal. Guilherme Landim afirmou que pretende manter um bom relacionamento com o poder legislativo e espera que os vereadores votem em projetos que contribuam para o desenvolvimento do município.
Prefeito de Potengi quer executar projetos sociais
O Município de Potengi viveu um dia de intensa programação com a solenidade de posse do prefeito Samuel Tenório de Alencar (PC do B), que percorreu as ruas centrais e foi efusivamente aplaudido pela população, após a solenidade de posse, que aconteceu na Câmara Municipal. O prefeito Samuel Tenório de Alencar enfatizou que o município terá uma administração voltada para comunidade, priorizando a execução de projetos voltados ao social, beneficiando as pessoas menos favorecidas. Saúde de boa qualidade também é meta da atual administração, bem como o estímulo a educação e ingresso de jovens em universidades. Maria Bezerra Cavalcante Guedes (PSB) é a presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal.
Em Altaneira, Dorival Oliveira toma posse pela segunda vez
A solenidade de posse do prefeito reeleito Antonio Dorival, em Altaneira, começou às 8 horas, na Câmara Municipal. Foi eleito presidente do legislativo, o vereador Raimundo Rodrigues (PSDB), eleito por cinco votos a quatro. O Prefeito Dorival falou das dificuldades que enfrentou no período eleitoral, onde se reelegeu por apenas 15 votos, e destacou os projetos da prefeitura para 200. “Não me abalou o fato da disputa ter sido acirrada nas eleições, isso se chama democracia. Agora em diante, o importante é pensar nos projetos que continuarei desenvolvendo no município de Altaneira que já possui mais de R$ 1 milhão em recursos empenhados do Governo Federal para os investimentos de 2009”. Dorival destacou realização de projetos nas áreas de saúde, educação e emprego. Após a cerimônia de posse, foi realizada uma missa em Ação de Graças na igreja de Santa Teresa.
Prefeito de Aurora recebe apenas as chaves da prefeitura
O prefeito de Aurora Adailton Macedo (PSDB), no discurso de posse, anunciou a realização de uma auditoria nos próximos 30 dias nas contas da Prefeitura Municipal. De acordo com Adailton Macedo, a gestão passada não resolveu nenhum problema municipal, “Mesmo com estes percalços pretendo administrar o município, com lealdade, honestidade e autocontrole, não da mais para desperdiçar dinheiro público, e o que for desnecessário irei fazer um corte. O empreguismo acabou. Não tem a menor condição de nossa cidade ter em torno de mil e seiscentos funcionários. Irei fazer concurso público”, confirmou Adailton. Segundo o prefeito sua administração vai ser realizada para melhoria da saúde, educação e segurança pública “A cidade não está tranqüila com a ação de vândalos que estão destruindo nosso patrimônio, por isso, é que farei um convênio com o governo do estado, onde ele me dará um contingente de 15 policiais e um subtenente para comandar a cidade”. Um fato curioso: os novos administradores receberam apenas as chaves da prefeitura. O livro de Tombamento dos bens públicos não foi entregue. A gestão passada não soube informar sobre o destino do livro. O vereador Paulo José Leite Gonçalves foi eleito para presidir a Mesa Diretora da Câmara Municipal.
OUTROS PREFEITOS EMPOSSADOS
BARRO - José Marquinélio Tavares (DEM)
ABAIARA – Francisco Joaquim Sampaio (PSDB)
NOVA OLINDA – Afonso Domingos Sampaio (PSDB)
SALITRE – Agenor Manoel Ribeiro (PT)
GRANJEIRO – Emanuel Clementino Grangeiro (PSDB)
BAIXIO - Glória Isabel Pires (PMDB)
JATI – Arlindo Rocha Neto (PP)
PENAFORTE – Luiz Fernando Bezerra Filho (PSB)
JARDIM – Fernando Neves Pereira Luz (PMDB)
CARIRIAÇU – José Edmilson Leite Barbosa (PSB)
MILAGRES - Hellosman Sampaio de Lacerda (PMDB)
ARARIPE - José Humberto Germano Correia (PSDB)
FARIAS BRITO – José Vandevelder Francelino (PSL)
UMARI – Francisco Alexandre Barros (PT)
VÁRZEA ALEGRE - José Hélder Máximo de Carvalho (PMDB)
ANTONINA DO NORTE – Edson Afonso de Carvalho (PSB)
PORTEIRAS – Manoel Novaes Miranda (PSB)
ASSARÉ - Francisco Evanderto Almeida (PSDB)
TARRAFAS – Antonia Simião Lopes Leite (PSDB)
SANTANA DO CARIRI – Jesus Werton Garcia (PSDB)
CAMPOS SALES - Paulo Ney Martins (PSDB)
MISSÃO VELHA – Washington Fechinne (PSB)
LAVRAS DA MANGABEIRA - Dena de Oliveira (PMDB)
FONTE: Jornal do Cariri
Nenhum comentário:
Postar um comentário