terça-feira, 21 de abril de 2009

ANP VAI PERFURAR 2 MIL POÇOS PARA ESTUDOS SOBRE PETRÓLEO

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) avança mais um degrau com a adoção de novas medidas para realização de estudos sobre a existência ou não de gás natural, óleo e petróleo no subsolo de municípios da região do Cariri. O presidente da ANP, Haroldo Lima, em resposta a um requerimento do senador Inácio Arruda (PC do B), revelou através do Ofício IA n° 047-2009 estar superada mais uma fase nas ações que estão sendo adotadas para o prosseguimento da pesquisa : "informamos que as Bacias do Ceará e Araripe estão inclusas no Plano Plurianual de Geologia e Geofísica da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e para ambas as bacias existem investimentos previstos para o corrente ano."

O documento encaminhado pela ANP com novos dados técnicos ao Senado Federal foi assinado pela superintendente de Definição de Blocos, Kátia da Silva Duarte e destaca que " na Bacia do Araripe está previsto um levantamento geoquímico terrestre que consiste na coleta de 2.000 amostras de solo, análises laboratoriais e interpretação de dados geoquímicos. Este estudo visa à identificação de possíveis acumulações de hidrocarbonetos em subsuperfície e a delimitação de áreas com maior atratividade exploratória''.

Ainda de acordo com a resposta da ANP, ‘'as amostras de solo serão coletadas, analisadas e interpretadas, abrangendo uma área total de cerca de 7.500 km².

Eventuais amostras de óleo ou gás também serão coletadas em macroexsudações porventura detectadas. Da mesma forma que na bacia do Ceará, no caso de se detectar a presença de hidrocarbonetos em parte significativa das amostras coletadas, ocorrerá uma importante elevação da atratividade da bacia'', segundo está escrito no documento da ANP encaminhado ao senador Inácio Arruda e cuja cópia foi enviada ao Jornal do Cariri. O senador Inácio Arruda demonstra satisfação com a confirmação da realização das pesquisas sobre petróleo no Cariri e anuncia que ainda neste primeiro semestre, o próprio presidente da ANP, Haroldo Lima, deve visitar a região para um encontro com as lideranças políticas, sindicais e empresariais sobre o futuro desses estudos.

A bacia do Araripe apresenta-se com uma baixíssima densidade de dados, compostos por algumas linhas sísmicas, dados potenciométricos e apenas dois poços perfurados reconheceu oficialmente a ANP. Essa ausência de pesquisa no Cariri é reconhecido como uma falha pela Agência Nacional de Petróleo(ANP) .‘'Embora não possua nenhum sistema petrolífero comprovado, é uma bacia que pode vir a ter um interesse exploratório futuro''. Otimista com as perspectivas do que os estudos irão revelar, a ANP já teme e quer evitar polêmicas mais na frente com ambientalistas sobre essas pesquisas. A ANP ressaltou no documento enviado ao Senado, que ‘'deve-se destacar a elevada percentagem de área sedimentar que coincide com a APA Chapada do Araripe onde a atividade de exploração petrolífera irá requerer prévia autorização por parte do órgão ambiental competente''.

A luta para que novas pesquisas sejam realizadas foi deflagrada pelo Jornal do Cariri e tem como um dos principais porta-vozes o senador Inácio Arruda. Mesmo sendo uma das áreas beneficiadas, o município do Crato através de seu prefeito, Samuel Araripe (PSDB), não adotou até agora qualquer iniciativa concreta para demonstrar interesse na realização dos estudos que podem promover uma verdadeira revolução em sua economia.

Ofício confirma estudos
O presidente da Agência Nacional de Petróleo(ANP), Haroldo Lima, foi ágil na resposta ao requerimento com pedidos de informações encaminhado pelo senador Inácio Arruda.

Veja outros detalhes do ofício.

Em resposta ao Ofício IA n° 047-2009 informamos que as Bacias do Ceará e Araripe estão inclusas no Plano Plurianual de Geologia e Geofísica da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e para ambas as bacias existem investimentos previstos para o corrente ano. Na Bacia do Ceará está previsto um levantamento geoquímico onde serão coletadas amostras de assoalho oceânico visando identificar e caracterizar a presença de geração de óleo e/ou gás na bacia através da detecção de exsudações e/ou micro exsudações desses elementos. No caso de se detectar a presença de hidrocarbonetos em parte significativa das amostras coletadas, ocorrerá uma importante elevação da atratividade dessa bacia, ou seja, diante de um resultado positivo desse levantamento, será possível a seleção de áreas para a oferta de concessões de blocos em futuras licitações.

Jornal do Cariri

Nenhum comentário: