A Câmara Municipal do Crato, durante sessão ordinária realizada hoje, aprovou por unanimidade a Mensagem do Executivo propondo os reajustes para os salários dos professores da rede pública municipal de ensino, e estabelecendo o piso salarial da categoria. Os vereadores que usaram a tribuna apoiaram a iniciativa da administração municipal. Para a vereadora Joana Pedrosa (PSB), o prefeito Samuel Araripe acerta ao ter como uma de suas prioridades a educação. Para o vereador Florisval Coriolano, os professores sempre terão apoio da Câmara Municipal, e lembrou que a classe é importante para o Município, pois contribui na formação de novos e futuros cidadãos. Na proposta aprovada, os reajustes dos professores variam de 9,71% a 19,62%. O piso para um professor do 3° e 4° pedagógico ficou em R$ 500,00. Na sessão, marcaram presença o presidente do Sindicato dos Servidores do Crato, Júnior Matos, além dos professores municipais.
A vereadora Mara Guedes (PT), durante uma intervenção no plenário da Câmara Municipal falou da importância da aprovação do reajuste dos professores. Para Mara Guedes aprovar o projeto foi um ato de reconhecimento a luta dos professores há mais de 30 anos. Ela fez ainda uma crítica ao governador Cid Gomes (PSB) que não quer pagar o piso salarial dos professores da rede pública estadual.
O vereador Luiz Cory (PSC) está agendando ainda para esta semana, uma reunião com o secretário de Infra-estrutura do Crato, José Muniz. O vereador está preocupado com o estado em que se encontram algumas ruas dos bairros Vila Alta e Independência, principalmente no período chuvoso. Luiz Cory, de posse de requerimentos de sua autoria, solicitará providências urgentes , atendendo solicitação dos moradores desses dois bairros.
Foi aprovada na sessão de ontem, por parte dos vereadores do Crato, a proposta de conceder do título de cidadã cratense a Bárbara de Alencar. A propositura foi feita pelo vereador Francisco Hélder de Oliveira França, Guer, presidente da Câmara. O presidente da Fundação J. de Figueiredo Filho, George Macário de Brito esteve na sessão e falou da importância da Bárbara de Alencar para a história, não apenas do Crato mas de todo o Ceará.
Bárbara Pereira de Alencar nasceu na casa grande da Fazenda Caiçara, no dia 11 de fevereiro de 1760, em Exu, no vizinho estado de Pernambuco. Líder da revolução de 1817 no Cariri, Bárbara virou personagem importante na história sócio-política do Ceará. Após uma vida de lutas, a heroína morreu aos 67 anos, no Piauí, em 28 de agosto de 1827, e foi sepultada no distrito de Itaguá, no município de Campos Sales.
Nenhum comentário:
Postar um comentário