Caro amigo leitor deste blog, na última terça-feira, 14, começou a circular entre os advogados caririenses, um e-mail, em nome da Subseção da OAB de Juazeiro do Norte. No e-mail, vinha anexo, a carta da advogada e professora Salete Maria, em um papel timbrado da OAB, em que ela denuncia o advogado Reno Feitosa, de supostamente tê-la ameaçado.
Acontece, amigo leitor, que pipocou na rede mundial de computadores uma série de e-mails de advogados, principalmente de Juazeiro do Norte, querendo uma explicação da diretoria da OAB Juazeiro para o fato de um documento unilateral ser distribuído em nome da subseção, denotando apoio à Salete Maria em detrimento do advogado Reno Feitosa. Para os advogados ( e tenho muitos e-mails aqui na minha caixa postal) a OAB Juazeiro estava sendo parcial e desrespeitando o direito de defesa do advogado Reno Feitosa no caso, já que o mesmo nunca foi ouvido pela OAB sobre a situação.
Ao tomar conhecimento das críticas, a diretoria da OAB Juazeiro fez circular uma NOTA DE ESCLARECIMENTO afirmando não ter sido a diretoria da instituição (portanto, não foi a OAB Juazeiro) quem enviou os tais e-mails. O mais grave é que os e-mails foram enviados pelo seguinte endereço: “ OAB_jua@yahoo.com.br”, numa clara demonstração, de que quem enviou, o fez de forma desonesta e premeditada, para parecer que a nobre instituição dos advogados teria já decidido em favor de Salete Maria. O e-mail enviado, obviamnte vem também a prejudicar a própria imagem da instituição.
O e-mail, afirma a OAB Juazeiro, é falso, não pertence, nem nunca pertenceu a OAB Juazeiro.
No e-mail que recebemos de diversos advogados, fica claro quem enviou a tal carta de Salete para os advogados juazeirenses como se fosse a OAB. Trata-se de uma senhora de nome Esmeralda, e, pelo que foi apurado, funcionária da OAB Juazeiro.
O advogado (que vou ocultar o nome por enquanto, mas se necessário publicarei, diz: “Da minha palidez e inscipiência jurídica não poderiam passar despercebidos a um email da OAB, o qual eu mesmo teclei, no msn, com a Senhora Esmeralda, da subseccional da qual faço parte, e que nada tem feito para melhoria da minha profissão”.
Portanto, a OAB já sabe quem fez e o que fez. Basta tomar providências.
O episódio em tela, é mais um capítulo da novelesca eleição para Reitor da URCA em 2011. Mesmo faltando tanto tempo, estando o atual reitor Plácido Nuvens, com menos de dois anos de mandato, parece que a campanha eleitoral na URCA começou. A carta enviada por Salete, em que denuncia o professor Reno Feitosa, deixa claro as intenções eleitorais da advogada, já que ela faz o gancho, de que Reno Feitosa a teria ameaçado por ela ter criticado a gestão de Plácido Cidade Nuvens, em um cordel, que alias, é anexado a carta de Salete no tal falso e-mail enviado pela OAB Juazeiro do Norte. Ou seja, fica claro que quem fez isso, fez com a intenção de apontar que a postura de Reno Feitosa teria sido política, portanto, nada melhor que isso para estabelecer um clima político.
Claro, que tudo isso é avaliação, mas não podemos deixar de perceber o quanto uma disputa como essa influencia o colégio eleitoral da URCA. Ao mesmo tempo, outros reitoráveis já começam a tirar proveito da situação. Quem perder força nessa briga, seja Plácido, Salete ou Reno Feitosa, melhorará a situação de quem nada teve a ver com a briga em questão.
Quanto à NOTA DE ESCLARECIMENTO enviada pela Subsecção da OAB Juazeiro, segue abaixo transcrita:
JUAZEIRO DO NORTE/CE, 17 DE ABRIL DE 2009.
A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - OAB, SECÇÃO DO CEARÁ, SUB-SECÇÃO DE JUAZEIRO DO NORTE VEM A PÚBLICO INFORMAR QUE O E-MAIL OAB_jua@yahoo.com.br TRANSMITIDO AOS SRS. ADVOGADOS E DEMAIS DESTINATÁRIOS ENTITULADO "MARIA SATELE DA SILVA" NÃO REPRESENTA, DE SOBREMANEIRA, A OPINIÃO DOS MEMBROS DESTA SUB-SECÇÃO ABAIXO FIRMADOS NEM, TAMPOUCO, O POSICIONAMENTO DA CLASSE DOS ADVOGADOS A RESPEITO DE SEU CONTEÚDO.
INFORMAMOS QUE A CORRESPODÊNCIA VIRTUAL ACIMA CITADA NÃO É O E-MAIL INSTITUCIONAL MAS, AO REVÉS, DE RESPONSABILIDADE PRIVADA E SERÁ OBJETO DE INVESTIGAÇÃO E, SE FOR O CASO, DE IMPOSIÇÃO DE PENALIDADE POR ATO INFRACIONAL PORVENTURA OCORRIDO, SEJA POR MEMBRO (ADVOGADO), SEJA POR FUNCIONÁRIO UMA VEZ QUE FOI INDEVIDAMENTE UTILIZADO O SÍMBOLO DE NOSSA INSTITUIÇÃO.
SALIENTAMOS QUE O IMBRÓGLIO QUIÇÁ EXISTENTE ENTRE OS ADVOGADOS DRA. MARIA SALETE DA SILVA E DR. RENO FEITOSA GONDIM NÃO DESPERTA, A PRINCÍPIO, INTERESSE DISCIPLINAR DESTA SUB-SECÇÃO UMA VEZ SUPOSTAMENTE OCORRIDO ALÉM DOS LIMITES DE NOSSA COMPETÊNCIA FUNCIONAL.
AOS MAL FORMADOS E MAL INFORMADOS, CABE AQUI ESTABELECER QUE TODA E QUALQUER PROTEÇÃO E/OU SOLIDARIEDADE A ADVOGADO BEM COMO A IMPOSIÇÃO DE SANCIONAMENO POR INFRINGÊNCIA DEONTOLÓGICA É PRECEDIDO DE PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO QUE, NO CASO EM TELA, JAMAIS NOS FOI ENCAMINHADO DE MANEIRA NECESSARIAMENTE FORMAL.
É O QUE HAVIA DE RELEVANTE A ESCLARECER.
DATA E LOCAL SUPRA.
JOSÉ PINTO QUEZADO NETO PRESIDENTE DA OAB JUAZEIRO DO NORTE
FRANCIVALDO DE LEMOS PEREIRA – VICE-PRESIDENTE DA OAB JUAZEIRO DO NORTE
Nosso comentário:
A PESSOA, QUE ENVIOU A MENSAGEM AOS ADVGADOS UTILIZOU , SEM AUTORIZAÇÃO DA OAB JUAZEIRO, A LOGOMARCA DA INSTITUIÇÃO. NÃO APARECE NESTE BLOG, PELO FATO DESTE COLUNISTA NÃO TER CONSEGUIDO ANEXAR A IMAGEM.
SEGUE AGORA, PARA O CARO LEITOR COMPREENDER MELHOR, O CABEÇALHO DA CARTA QUE TERIA SIDO ENVIADA PELA OAB JUAZEIRO OU SEJA, QUEM ENVIOU, FEZ COM QUE TRANSPARECESSE QUE A CARTA ESCRITA POR SALETE ERA REPASSADA PELA OAB, NUMA DEMONSTRAçÃO DE APOIO QUE NUNCA ACONTECEU.
VEJA COMO ENVIARAM:
A OAB Subseção Juazeiro do Norte recebeu este e-mail da Dra. Nelzeny Feitosa e repasamos seu conteudo aos advogados.
Juazeiro
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Pedido de Solidariedade - URCA (muito importante
Salete Maria, parabéns pela coragem! Que Deus proteja vc.
Sua eterna admiradora.
Nelzeny
Em seguida vem carta de Salete e um cordel que ela escreveu contra o reitor Plácido Cidade Nuvens.
QUERO DEIXAR CLARO QUE AS INFORMAÇÕES QUE RECEBI ME FORAM ENVIADAS POR ADVOGADOS QUE QUESTIONARAM O E-MAIL DA OAB JUAZEIRO. NA MINHA MODESTA OPINIÃO ESTÁ ESCLARECIDO QUE A OAB JUAZEIRO NÃO FEZ ISSO, MAS UMA OUTRA PESSOA, OU PESSOAS. SEJA QUEM FOR, OS ADVOGADOS LIGADOS A OAB JUAZEIRO TEM CONSCIENCIA DE QUE ESSA PESSOA DEVE SER PUNIDA, E OS FATOS ESCLARECIDOS.
QUE O LEITOR TIRE SUAS CONCLUSÕES.
Um comentário:
Venho, por meio deste veículo, enojada com este infinito leva-e-traz ao qual têm se dedicado, com muito interesse e assiduidade, um acadêmico do curso de Direito e um jornalista(?) de nossa região, dizer que, mesmo distante do Cariri para cursar doutorado fui, primeiro, vitima de crime de ameaça e agora, porque reagi, vejo meu nome envolto em intrigas disseminadas por quem, mesmo sem conhecer minha versão, têm tempo de sobra para espalhar em blog, comunidades e outros meios, notícias de que sou candidata a Reitora e que, por isto, estou em disputa com meu agressor. LEMBRO que já fui candidata a vários cargos eletivos e nunca precisei usar de qualquer expediente sujo para apresentar minhas idéias. Tampouco nunca inventei mentiras contra qualquer adversário, mas, ao contrário, sempre disse de frente e com todas as letras tudo o que pensei, por isto mesmo fui e sou respeitada até pelos meus desafetos. INFORMO que me encontro muito ocupada fazendo uma tese de doutorado que certamente contribuirá bastante para o desenvolvimento do Curso de Direito, da URCA e do Cariri. Outrossim, LAMENTO desapontar estes senhores com relaçao a uma possível candidatura minha, mas, infelizmente, não poderei satisfazê-los por ora, pois meu doutorado é por demais sério e exigente e, para sua tristeza, no tempo da eleiçao para Reitor ainda estarei desenvolvendo minha produçao científica que é feita com muito esmero, critério e rigor, já que optei por me capacitar numa instituiçao séria e por demais exigente. Assim sendo, do mesmo modo que solicitei apuraçao administrativa e judicial da ameaça da qual fui vítima, tambem estou requerendo da OAB investigaçao do uso de minha carta no âmbito daquela instituiçao, uma vez que NUNCA REMETI PARA A OAB notícias de uma questão interna da Universidade onde laboro. Deste modo, em atendimento à solicitaçao das pessoas que me respeitam e que me mandaram email de solidariedade, faço este registro neste espaço e agradeço, mais uma vez, a atençao de todos e todas. Att. Salete Maria
Postar um comentário