MUSEU DA RAPADURA
Está pronto o projeto do Museu da Rapadura do Cariri, que será localizado nas antigas instalações do Engenho Tupinambá, nas cercanias de Barbalha. A iniciativa é da Secretaria das Cidades do Governo do Ceará, à frente o secretario Joaquim Cartaxo. O museu, além de preservar memória, condições históricas e culturais dos engenhos da cana-de-açúcar do Cariri, vai dispor de outro prédio anexo, onde serão construídos um restaurante, auditório, salas de reuniões, sala de exposição, anfiteatro e um mirante. Representará, sem dúvida, um incremento nas atividades turísticas da conurbação Crajubar.
CASA HISTÓRICA
A casa onde nasceu o pintor cratense Vicente Leite, localizada no bairro Batateira, necessita de urgentes obras de conservação. Este casarão histórico ainda não ruiu porque a proprietária, Almina Arraes de Alencar Pinheiro, irmã do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, cedeu-o para residência de um casal que tem a obrigação de zelar pelo imóvel. É dona Almina quem informa: “Além de ser a casa do nascimento de Vicente Leite, o imóvel foi residência provisória dos padres alemães que chegaram a Crato, no final da década 40, com o objetivo de construir o Seminário da Sagrada Família?”
HORA DO BALANÇO
Termina hoje mais uma Expocrato. Durante uma semana a cidade foi só festa. Hotéis lotados, comércio faturando muito, restaurantes e bares cheios. Tudo beleza? Nem tanto. Está mais do que na hora de se construir um novo parque de exposição para o Crato. O governador Cid Gomes diz que tem a verba e vontade política. O novo parque prepara a Expocrato para os próximos 20 anos. O parque atual será repassado à Urca para ampliação de seus espaços físicos e mais cursos de graduação. Este ano, de acordo com Leitão Moura, presidente da coordenação gestora da Expocrato, R$ 60 milhões foram movimentados. Uma previsão otimista e que mostra que a Expocrato precisa,e tem tudo, para crescer mais ainda.
E HAJA FESTAS...
Ontem, dia 18, foi o início da programação dos cem anos de emancipação política de Juazeiro do Norte. As festas se prolongarão até o dia 22 de julho de 2011, data do centenário. O evento de ontem, em meio a um concerto da Orquestra Filarmônica do Ceará, na Praça dos Romeiros, assinalou o centenário do início da imprensa na Terra do Padre Cícero. Tudo começou com a criação, pelo cratense padre Alencar Peixoto, do Jornal “O Rebate”, cujo primeiro número foi recuperado, a partir de um exemplar existente no Museu Histórico do Rio de Janeiro. Foram reimpressos (fac-símile) cinco mil exemplares do nº 1 de “O Rebate”, distribuídos entre os presentes no evento de ontem.
O fotógrafo Henrique Maia, um dos melhores clicks de nossa região, expôs na Expocrato belíssimas fotos aéreas de Crato e Juazeiro. Ganhou dois ilustres clientes: o governador Cid Gomes e o secretário Camilo Santana. A imagem é do próprio Henrique Maia.
CRATO CULTURAL
No dia que completou 102 anos de idade (no último 2 de julho), Raimundo de Oliveira Borges, comemorou a data revisando as provas do seu novo livro: “Relembrando meus mortos -pinceladas biográficas”. A obra, que será lançada nos próximos dias, traz notas biográficas de personalidades que conviveram com dr. Raimundo Borges, a exemplo de Pedro Felício Cavalcanti, Antônio Martins Filho, Monsenhor Montenegro, Dom Vicente Matos, José do Vale Arraes Feitosa, Dom Francisco de Assis Pires, Marchet Callou, dentre outros...
SANTO FORTE
Rara é a cidade de Alagoas que não possui, em uma de suas praças, um monumento dedicado ao padre Cícero Romão Batista. O ilustre filho de Crato é, disparado, o brasileiro mais admirado naquele estado. Rápidos exemplos: Hoje, a Prefeitura de Lagoa da Canoa realiza, mais uma vez, a grande cavalgada em homenagem a Padre Cícero. Já no município de Boca da Mata, será feriado municipal amanhã com direito a grande procissão com a estátua do sacerdote. Também amanhã, a Câmara de Vereadores de Maceió realiza sessão especial para homenagear as romarias feitas pelos alagoanos a Juazeiro do Norte.
RAPADURA CULTURAL
Professor Freire Neto esteve no Cariri divulgando seu projeto Rapadura Cultural. Criado em 1995, o Rapadura Cultural divulga a cultura regional do Nordeste, abre debates sobre os problemas regionais e fala de muita música e mídia. Freire Neto é também radialista com longa militância no rádio cearense. No Crato, o professor Jorge Carvalho também tem um Rapadura Cultural, criado em 1999.
CURTAS
> O novo bispo diocesano de Iguatu, dom frei João José, agendou nova visita à cidade do Crato para os próximos dias. Desta vez ele virá numa quarta-feira, com o objetivo de observar uma reunião da Missão Resgate, que acontece, á noite, na Quadra Bi-Centenário (...)
> O Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (IPHAN) está concluindo o plano de ação para as cidades históricas do Ceará. Apenas seis delas foram contempladas: Aracati, Barbalha, Fortaleza, Icó, Sobral e Viçosa do Ceará. Como se vê, do Cariri só foi incluída Barbalha (...)
> Quem esteve em Juazeiro do Norte, nesta semana, foi a escritora e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luitigarde Oliveira Cavalcanti Barros. Ontem ela proferiu palestra no Centro Cultural do BNB sobre o tema: O Rebate e a Emancipação Política de Juazeiro do Norte. Seguida de uma mesa redonda sobre O Papel da Imprensa no Desenvolvimento do Cariri.
> O deputado estadual, Vasques Landim, encaminhou ofício à secretária de educação do Ceará, Izolda Cela solicitando a construção de escolas técnica ou profissionalizantes para os municípios de Caririaçu e Missão Velha. Para Vasques não é possível a formatação de uma política de empregos sem que o homem seja visto dentro de uma preparação correta para o mercado de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário