segunda-feira, 2 de novembro de 2009

NACIONAIS

FILME DE JOSÉ PADILHA SOBRE O MENSALÃO TERÁ R$ 1 MILHÃO DO BNDES

Uma história de ficção, que se passa em Brasília e tem como pano de fundo o maior escândalo político do governo Lula: o mensalão, suposto esquema de compra de apoio ao governo no Congresso vai virar filme. “Nunca antes na história deste país”, filme de José Padilha, o mesmo diretor de "Tropa de Elite", tem previsão de ser filmado no segundo semestre de 2010 e deve chegar às salas de cinema do país em 2011. O filme foi um dos escolhidos no edital de seleção pública de projetos cinematográficos 2009 do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O banco vai liberar R$ 1 milhão para a produção da trama. Responsável pelo Cine PE, o produtor Alfredo Bertini foi um dos profissionais encarregados pela análise do projeto. Ele conta que o filme de Padilha se passa em Brasília, relata o esquema de caixa dois em campanhas e de compra de votos de parlamentares - batizado de mensalão - e conta com sequências paralelas que relatam problemas sociais do país.


LULA E BROWN ASSINARÃO ACORDO SOBRE OLIMPÍADAS

O presidente Lula e o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, assinarão na próxima quarta (4) um acordo que permitirá a cooperação entre os organizadores dos Jogos Olímpicos em Londres, em 2012, e no Rio de Janeiro, em 2016. Entre os diferentes assuntos que Lula e Brown abordarão na reunião, que acontecerá na noite da quarta-feira em Londres, o da cooperação esportiva terá especial importância. O memorando permitirá que os organizadores dos Jogos no Rio possam aproveitar toda a experiência adquirida pelos organizadores de Londres, informaram hoje fontes oficiais.

PROJETO CRIA AUXÍLIO PARA ADOÇÃO DE IRMÃOS

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5511/09, da deputada Solange Almeida (PMDB-RJ), que institui auxílio financeiro para a adoção de crianças e adolescentes irmãos. Pelo projeto, o auxílio será de um salário mínimo para adoção de dois irmãos; de dois salários mínimos para três irmãos; e de três salários mínimos para quatro irmãos. Para receber o auxílio, o adotante deverá apresentar requerimento ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.O benefício deverá perdurar até a maioridade (21 anos), podendo ser prorrogado até os 24 anos. As despesas decorrentes, pela proposta, correrão por conta do ministério.O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição

Nenhum comentário: