segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Grandes atrações no quarto dia da Mostra Cariri

O quarto dia da Mostra SESC Cariri de Culturas traz grandes apresentações. As atividades são realizadas nas cidades do Crato, Juazeiro do Norte e Nova Olinda, além de percorrer 20 cidades da região com o circuito Patativa de Assaré.

As apresentações estão divididas nos núcleos de artes cênicas, artes visuais, audiovisual, música, tradição e literatura tendo início às 09h e seguindo até 1h.
No núcleo de artes cênicas da Mostra, em Juazeiro do Norte, as apresentações ficam por conta das companhias de teatro Desajuste (SP), Expressões Humanas (CE), Cia. dos Bondrés (RJ), Bagaceira de Teatro(CE) e do grupo internacional Cia. Dakar(HOL).

A companhia paulista apresenta “Mareados”, às 9h, no Centro Cultural do Banco do Nordeste. O espetáculo narra a história de três palhaços que dividem uma embarcação, chamada Fabulosa, até serem surpreendidos pela chegada de uma divertida náufraga. O grupo Expressões Humanas apresenta ao público, no Centro Cultural do Banco do Nordeste, às 19h, o espetáculo “Os Cactos”, texto que conta a história de uma mãe que confina sua vida no quarto do filho, desaparecido nos porões da ditadura militar. Seguindo a programação em Juazeiro, a Cia. dos Bondrés encena “Instantâneos”, no teatro Patativa do Assaré, às 22h. A trama é inspirada no Topeng - teatro/dança dos rituais de Bali - e no teatro popular brasileiro, e aborda o ser humano e suas relações através de situações cotidianas. O grupo cearense se apresenta no Largo do Memorial, às 17h, encenando o espetáculo “Por que a gente é assim? Por que a gente é assado?”, que faz um retrato irônico das transformações pelas quais a sociedade vem passando nos últimos anos.

O grande destaque da programação de Juazeiro, fica por conta da apresentação da Cia. holandesa de teatro Dakar. O grupo holandês apresenta “Braakland”, espetáculo inspirado nos romances do escritor sul-africano John Coetzee, que conta a história de nove personagens que vagam em uma terra esquecida, sem se proteger ou se defender. Sem o uso de palavras e com um olhar cinematográfico, o espetáculo propõe ao público acompanhar a desolação e a poesia desta narrativa a cinqüenta metros de distância.
Dando continuidade à vasta programação do núcleo de artes cênicas da 13ª Mostra SESC Cariri de Culturas, se apresentam no Crato as companhias Polichinelo (SP), Grande Cia. Brasileira Mystérios e Novidades (RJ), Bando Filhotes de Leão (RJ), Cia. do Tijolo (SP) e o grupo internacional Rufino (ITA). A Cia. Polichinelo apresenta ao público, às 9h, no teatro SESC, “Frankestein”, peça que conta a história de uma criatura, que após ser atingida por um raio, ganha vida e transforma-se em um monstro. A Grande Cia. Brasileira Mystérios e Novidades apresenta na RFFSA, às 17h, o espetáculo “Chegança do Almirante Negro na Pequena África”, texto baseado no episódio da Revolta da Chibata e seu líder João Cândido. O grupo Bando Filhotes de Leão apresenta, no Museu da cidade, às 19h, “Relicário”, uma instalação cênica composta por quadros breves, inspirados no gênero fantástico, formando uma seqüência de ações “pânicas” interligadas por figuras, objetos, gags e combinações excêntricas. O grupo paulista Cia. do Tijolo apresenta, no Crato Tênis Clube, às 18h, “Concerto de Ispinho e Fulô”, espetáculo que narra uma entrevista com o poeta Patativa do Assaré, que se transforma num diálogo entre o popular e o erudito, o urbano e rural e culmina com a denúncia de um dos primeiros ataques aéreos contra civis em território brasileiro. No Crato, o destaque do dia fica por conta do espetáculo internacional “Rufino”, da companhia de teatro Rufino Clown Show (ITA). A trama conta a história um elegante artesão da alegria, palhaço incansável, colecionador de sorrisos, que nos dá uma imagem da realidade com flashes de absurdo, em um estilo “gangster-cavalheiro”.

Em Nova Olinda, se apresentam os grupos Timbre de Galo (RS) e Pedras (RJ). O grupo gaúcho apresenta “A viagem de um barquinho”, que narra a história de um menino, que saiu em busca de seu barquinho de papel para conhecer o mar e se deixou levar pelo caminho do rio de pano estendido por uma lavadeira. O grupo Pedras leva ao público “O reino do mar sem fim”, texto construído a partir de depoimentos reais de brincantes da Zona da Mata, em especial do mamulengueiro, barbeiro e cantador de romances, Severino da Cocada.

No núcleo de artes visuais da Mostra, em Juazeiro do Norte, ficam disponíveis para visitação do público as exposições “Retratos de Coimbra”, na Galeria SESC e “Balancamdores”, na Praça Padre Cícero. As exposições iniciam a partir das 14h. No Crato, ficam abertas na RFFSA, a partir das 14h, as exposições “Memórias e História do caminho de ferro no Ceará”, “Veias Urbanas”, “A procura – Heterotipias dos percursos” e “Patrimônio Platibandas”.

No núcleo de audiovisual, as atividades também se dividem entre as cidades de Juazeiro e Crato. Em Juazeiro, no Centro Cultural Banco do Nordeste, a partir das 16h, o público confere o Panorama de Cinema de Animação e a Mostra de Longas-Metragens Rosemberg Cariry. No Crato, na Casa Ninho, às 15h, serão exibidos os curtas “Eu Turista”, de Guto Parente, “A Amiga Americana”, de Ivo Lopes, e “A Felicidade dos Peixes”, de Arthur Lins.

No núcleo literário, em Juazeiro do Norte, as apresentações estão divididas entre o Campus da Universidade Federal do Ceará e o Sítio Mata. Na UFC, às 9h, tem início o Laboratório de Troca de Afetos – LATA. No Sítio Mata, às 10h, a Charrete Literária leva aos moradores da zona rural a leitura e contação de histórias. No Crato, todas as atividades se concentram no Crato Tênis Clube. Às 10h, iniciam as atividades do projeto BiblioSESC, que disponibiliza aos moradores do Cariri empréstimos de diversas obras literárias. Também às 10h, inicia o Sebo Cariri, espaço para comercialização de livros usados. Às 19h, a autora Babi Guedes lança o livro “Canudos: A saga do povo nordestino”.

O núcleo musical da Mostra, na programação de Juazeiro, agita o público o grupo candango Pé de Serrado e o artista pernambucano Silvério Pessoa. As apresentações acontecem na Praça Padre Cícero, a partir das 23h. No Crato, se apresentam no Armazêm do Som, às 19h, o grupo Uirapuru(CE) e, às 20h, a Banda Synkrasis(CE).
Os espetáculos e atividades da 13ª Mostra SESC Cariri de Culturas seguem até o dia 16 de novembro, nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Nova Olinda e em mais 20 cidades do Cariri, no Circuito Patativa do Assaré.

Nenhum comentário: