quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Homem morre depois de ficar preso 19 anos por engano

Morreu, na última terça-feira (22), um homem que ficou 19 anos preso por engano em Recife (PE). Marcos Mariano da Silva, de 63 anos, estava em casa e teve um enfarte durante o sono, algumas horas depois de saber que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou o pagamento da segunda metade de uma indenização de R$ 2 milhões por danos materiais e morais.

O advogado do mecânico, José Afonso Bragança Borges, relatou que ele já esperava a decisão do STJ, que lhe foi repassada por telefone, por volta das 15h desta terça.

- Foi como se ele tivesse aguardado a corroboração da sua inocência para poder morrer em paz. Acompanhei a agonia e luta dele para provar ser um homem digno e honrado.

Silva foi detido pela primeira vez em 1976 por ter o mesmo nome de um assassino. Ele foi solto depois de seis anos, quando o verdadeiro criminoso foi capturado pela polícia. Três anos depois, em 1985, Silva foi detido em uma blitz da polícia e voltou de novo para a cadeia, onde ficou mais 13 anos.

Durante o período no cárcere, Silva ficou cego depois de atingido por estilhaços de uma bomba de gás lacrimogêneo jogada pelo batalhão de choque da Polícia Militar, durante uma rebelião no Presídio Aníbal Bruno. Um mutirão judiciário reconheceu a injustiça e ele voltou a viver em liberdade em 1998, quando entrou com a ação judicial contra o governo estadual.

Depois de ganhar novamente a liberdade, o mecânico passou a receber uma pensão mensal de R$ 1 mil do governo estadual. O benefício foi suspenso quando, em 2009, recebeu a primeira parcela da indenização. Marcos Mariano comprou uma casa, ajudou a família, mas “já não tinha alegria de viver”, como relatou o advogado.

- Ele me dizia que vivia em um cárcere escuro e daria tudo para enxergar novamente.

Abandonado pela mulher e os 11 filhos depois de ser preso pela segunda vez, Silva conheceu Lúcia, que acompanhava a mulher de um companheiro de cela nas visitas, e se casou com ela. O corpo do mecânico, velado no cemitério de Santo Amaro, foi enterrado na tarde desta quarta-feira (23).

fonte: R7.com.br

Nenhum comentário: