Doenças vasculares, doenças isquêmicas do coração, Diabetes Mellitus e agressões são algumas das principais causas de mortes para o sexo masculino no País e no Ceará. Com isso, os programas voltados para a prevenção e a atenção básica de saúde desse segmento da população vem ganhando mais investimentos por parte dos governos federal e estaduais.
Ontem, com o objetivo de fortalecer a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, o Ministério da Saúde destinou recursos para 52 municípios, de todos os Estados, desenvolverem ações de saúde do homem, com foco na Atenção Básica. Cada unidade da Federação receberá R$ 75 mil e cada município R$ 55 mil. No Ceará, foram beneficiados dois municípios: Maracanaú e Sobral. Segundo a assessoria de Comunicação do Ministério, a portaria foi por adesão. Ou seja, os municípios pediram para participar e apresentaram propostas.
Os recursos previstos podem ser utilizados para monitoramento das ações em desenvolvimento, sensibilização do público masculino e da população em geral sobre cuidados, material de conscientização acerca de agravos e riscos à saúde do homem, capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras ações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário