segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Passagens aéreas vão ficar mais caras

As passagens aéreas vão ficar ainda mais caras neste fim de ano. As duas principais companhias brasileiras, TAM e GOL, anunciaram que o aumento de tarifas deve continuar nos próximos meses. Os reajustes ocorrem após um terceiro trimestre ruim para o setor, que foi bastante pressionado pelo câmbio e por aumento de custos e despesas operacionais.

Constantino de Oliveira Junior, presidente da Gol, afirmou nesta sexta-feira que as tarifas (índice yield) da companhia devem subir pelo menos 1% no quarto trimestre. O balanço do terceiro trimestre já mostrou leve recuperação de preços, com alta de 0,7% nas passagens frente às tarifas praticadas entre abril e junho. Na comparação anual, no entanto, o yield do terceiro trimestre recuou 7,6%. Já as tarifas de outubro subiram 7% em relação aos preços do mesmo mês de 2010.

Na TAM, a expectativa é que o aumento das passagens fique entre 3% e 5% no quarto trimestre, em comparação aos preços praticados entre julho e setembro, informou o presidente da companhia, Líbano Barroso, na última quinta-feira. O reajuste das tarifas já foi observado com mais intensidade no terceiro trimestre, quando o yield subiu 6,6% em comparação com os três meses anteriores.

“A festa das passagens baratas acabou”, diz Thiago Curado, economista da Tendências Consultoria. Nos últimos anos, TAM e Gol têm travado disputa bastante acirrada por clientes, o que levou a promoções e queda nos preços das passagens. “Mas as empresas começaram a ter problemas de lucros por conta de passagens muito baratas”, afirma. “Chegou um ponto limite, no qual essa competição não era sustentável, porque traria problemas de caixa no longo prazo.”

A Gol reportou nesta sexta-feira um prejuízo líquido de R$ 516,5 milhões no terceiro trimestre, revertendo resultado positivo de um ano antes. Ontem, a TAM divulgou perdas de R$ 620 milhõesno trimestre.