O secretário de Turismo e Romarias, José Carlos dos Santos, participou na manhã da última quarta-feira, 23, de uma reunião para discutir sobre o programa Turismo de Base Comunitária, no Circulo Operário São José. Ele defendeu a inclusão de Juazeiro do Norte na iniciativa do Ministério do Turismo que está sob a coordenação da Fundação Casa Grande de Nova Olinda na região do Cariri. Consultores daquela ONG coordenaram o encontro tendo a frente Édio Callou que é, também, do Sebrae.
No entendimento de Zé Carlos, situações como a produção artesanal e as rezadeiras da Rua do Horto, além dos inúmeros grupos de tradição de Juazeiro podem ser inseridos nesse contexto. Ele garantiu que a disposição do prefeito Dr. Santana é trabalhar cada vez mais essas vocações, para que possam avançar incentivando potencialidades locais. Neste sentido, Édio Callou disse que o turista está cada vez mais interessado em conhecer o diferente e considera que a região tem muito a oferecer.
Essa fase consiste em traçar um diagnóstico do potencial do Turismo de Base Comunitária no Cariri focado, principalmente, nas questões culturais. A segunda etapa será a realização de oficinas na Fundação Casa Grande em data a ser definida com o objetivo de discutir esse roteiro que envolve sete cidades da região e mais o município de Exu (PE). Alunos do curso de Turismo do Centro Educacional Professor Moreira de Souza e representantes de diversas entidades participaram da reunião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário