O candidato Camilo Santana (PT) dedicou mais um dia na semana para cumprir agenda na Capital, assim como tem feito desde o último domingo. Ontem, o petista participou de caminhada pelo bairro Presidente Kennedy durante a manhã e fez o mesmo no Montese já no período da tarde. Ele negou, porém, que a concentração das atividades de campanha em Fortaleza representem alterações na estratégia de atração do voto e revelou que pretende visitar mais 13 municípios do Interior ainda nos próximos dias.
"Eu tenho feito (ações) em Fortaleza e no Interior desde o início da campanha e vou continuar fazendo a mesma coisa. Vou caminhar, conversar com as pessoas. (?) Eu já fui em 84 municípios e, nesta semana, vou a mais 13. Queria ir a todos, mas não sei se vai ser possível. Enfim, estamos em intensa campanha para que a gente possa apresentar as nossas propostas e mostrar tudo de bom que aconteceu nos últimos sete anos", afirmou.
Camilo Santana também assegurou que, apesar das pesquisas de intenção de voto indicarem maior dificuldade para reeleição da Dilma Rousseff, continuará associando sua candidatura à imagem da presidente. O petista frisou que apoia a companheira de legenda por acreditar no projeto defendido ela e por tudo que foi garantido ao Ceará.
Conveniência
"Eu não faço política por questões de interesse ou por questões conjunturais. Eu faço política por acreditar num projeto. Nenhuma propaganda minha deixa de ter a Dilma, porque acredito no projeto que estamos construindo no Brasil, que tirou milhões de brasileiros da pobreza, que aumentou o poder aquisitivo do trabalhador", destacou.
O candidato aproveitou e fez críticas indiretas a Eunício Oliveira (PMDB) ao reclamar das candidaturas que tentam se aproveitar da imagem da presidente Dilma Rousseff muito mais por conveniência política e não por defender o projeto desenvolvido pelo Governo Federal.
"Portanto, independente do que está mostrando a pesquisa, nós vamos manter a campanha e defender o projeto da Dilma. Então, diferentemente de outras candidaturas que tentam se ligar a presidente, nós a defendemos por acreditarmos no projeto. Não é por conveniência política. Eu tenho um lado e tenho muito orgulho disso", pontuou.
Durante a caminhada, Camilo Santana falou aos moradores que o bairro Presidente Kennedy será um dos bairros beneficiados pela construção de policlínicas. O candidato quer, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza, construir seis desses equipamentos de saúde. A proposta do petista é que seja instalada um em cada regional da Capital.
"O Estado já implantou seis UPAs em Fortaleza. Ao todo são nove se contarmos com as da Prefeitura, mas há uma reclamação muito grande na realização dos exames especializados. Encontrei um pedreiro que tentava, há 8 meses, marcar um exame com dermatologista. A minha proposta é implantar, em parceria com a Prefeitura, seis policlínicas, sendo uma em cada Regional", explicou.
Camilo Santana negou que essas propostas revelem que o Estado prioriza os serviços públicos na Capital ou em grandes municípios, deixando os menores de lado. De acordo com o petista, tanto o Governo de Cid quanto o da presidente Dilma Rousseff viabilizaram projetos que asseguraram a construção de equipamentos voltados para educação e saúde em localidades espalhadas pelo Ceará de menor porte.
"Essa foi a lógica não só do Governo do presidente Lula como tem sido com a presidente Dilma e com Cid. É só perguntar quais eram os equipamentos de saúde pública que o Estado tinha no Interior. Todos os hospitais eram aqui em Fortaleza. Não tínhamos policlínica no Interior, não tínhamos UPA (?) General Sampaio não é um município grande e vai ter um escola profissionalizante", alegou.
O candidato também justificou que alguns municípios não têm demanda suficiente para a instalação de uma policlínica ou escola profissionalizante, mas citou a formação de consórcios com mais de uma cidade para garantir a maior interiorização possível dos serviços públicos. "Por exemplo, algumas escolas profissionalizantes chegam a atender de três a quatro municípios, porque a população é muito pequena para um equipamento desse porte", explicou.
Concorrentes
Camilo Santana ainda ressaltou que, no caso da policlínica de Itapipoca, o Estado disponibiliza transporte para que os moradores de cidades vizinhas possam aproveitar o equipamento. "Na policlínica de Itapipoca, já foram 85 mil atendimentos desde quando ela foi inaugurada.
O candidato Eunício Oliveira (PMDB) dedicou a terça-feira apenas para participar, em Brasília, do esforço concentrado no Senado Federal, enquanto Ailton Lopes (PSOL) acompanhou uma Assembleia entre os professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e participou de um debate sobre mobilidade urbana na Universidade Federal do Ceará (UFC).
A candidata Eliane Novais (PSB) participou da sessão plenária na Assembleia Legislativa durante a manhã e acompanhou a inauguração de um comitê no município de Caucaia em defesa de sua candidatura ao Governo do Estado e de Marina Silva à presidência da República.
Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário