segunda-feira, 25 de agosto de 2008

NÃO VOTE EM CANDIDATO QUE MENTE

Quais são os critérios utilizados para se escolher os candidatos que merecem o nosso voto? No meu caso pesa muito o partido ao qual se vincula o candidato. A história de vida do candidato. Um passado limpo. A honestidade. A capacidade de desempenhar as funções do cargo pleiteado. As pessoas que compõem o palanque. E, fundamentalmente, que o candidato não minta ou negue o que diz. Pra mim, candidato mentiu, por menor que seja o deslize, não merece a minha confiança. Tô fora! Embora muito "surrado" continua valendo o ditado "quem mente rouba". Vivemos um momento que precisamos está de antenas ligadas para o blá-blá-blá de muitos candidatos a cargos eletivos. Atine para o que muitos andam afirmando e vete aqueles que faltam com a verdade, já será um bom começo para mudarmos o perfil dos nossos representantes.
Tem uma candidata que anda falando em seu programa de rádio e nos locais por aonde chega que é fundadora do PT em nosso município. Isso não é verdade. Andei dando uma vasculhada em nossa história partidária e não encontrei absolutamente nada que possa comprovar que a mesma tenha sido fundadora do nosso Partido aqui no Crato. Longe disso.

O PT do Crato teve o seu primeiro núcleo organizado em nossa cidade (e região) nos idos de 1981 por influência de Auto Filho (atual secretário de Cultura) e de Gilvan Rocha que se deslocavam de Fortaleza para formar a primeira Comissão Provisória do nosso Partido no sul cearense. Referida comissão provisória teve como presidente o Sr. Osvaldo e como demais membros, entre outros, José Francisco (primeiro candidato do PT a prefeito do nosso município, em 1982), Ronald Albuquerque, Rosemberg Cariri, Paulo Mamédio, Roberto Kangaia, Valentim Normando, Klênio (funcionário do Banco do Brasil), José Roberto França, Ermano Roldão, Carminha, Alda e Assis Batista (da ACB).
A referida candidata só veio juntar-se àquele grupo alguns anos mais tarde. Antes dela vieram muitos outros, inclusive o esposo dela que hoje é militante do PSOL. Sei que já afirmaram que no Brasil o passado é imprevisível. Mas não tanto assim. A verdade é que enquanto essa turma toda acalentava o sonho de mudança na forma de se fazer política em nossa região, a referida candidata engrossava as fileiras do que havia de mais arcaico, reacionário e conservador na política local da época. Inegável que depois ela veia a se tornar uma defensora das lutas sociais e hoje tem um bonito trabalho em defesa da luta das mulheres. Mas isso não a credencia a andar alardeando que foi fundadora do PT.

Crato CE, 24 de agosto de 2008.

Dr. Valdetário Brito

e-mail: valdetariobs@ig.com.br


ARTIGOS E PEDIDOS DE DIREITO DE RESPOSTA PODEM SER FEITOS PARA O E-MAIL: antoniodetarso@yahoo.com.br

Nenhum comentário: