terça-feira, 26 de agosto de 2008

POLÍTICA NO CARIRI

Torpedo para Cid
Os eleitores do Cariri, em especial de Juazeiro do Norte, deram um recado direto ao governador Cid Gomes durante sua passagem com o presidente Lula. As vaias dadas aos deputados federais Eunício Oliveira e Arnon Bezerra significam a repulsa de parte significativa do eleitorado ao apoio deles a candidatura de Manoel Salviano. O público presente à festa com Lula era majoritariamente eleitor do médico Manoel Santana. Cid está ausente por completo das eleições em Juazeiro do Norte. Usou a estratégia de quem ganhar, eu ganho. Só que o eleitor percebeu, afinal, jamais o deputado Eunício Oliveira apoiaria a candidatura de Salviano, se antes não tivesse combinado essa adesão com o governador Cid Gomes. Diferente de Arnon que pode perder votos em Juazeiro, mas se elege aumentando seu cacife em outras cidades, Eunício que é candidato a senador precisa recuperar sua imagem em Juazeiro após ter sido vaiado pelo povo na frente do presidente Lula. E Cid precisa saber que seus movimentos políticos são conhecidos. O jogo do ganha-ganha desagradou e muito ao PT.

Relaxou e gozou
O deputado federal Arnon Bezerra, após levar uma sonora vaia, na inauguração da primeira etapa do Campus da UFC em Juazeiro do Norte, foi questionado por um deputado porque não ligava para o prefeito Raimundo Macedo e pedia desculpa por ter garantido a vitória do deputado Manoel Salviano na convenção do PSDB. Ao que respondeu Arnon: “Para o Raimundão eu não ligo não, mas vou ligar para o Salviano pra dizer a ele que me lasquei nesse apoio que dei a ele”. Arnon mostrou estilo para encarar essa dificuldade vivida na sua carreira por escolher o lado que desagradou o público presente a festa do presidente Lula.

Velho Ciro de guerra
A passagem do deputado Ciro Gomes em campanha a favor de Walter Peixoto ganhou destaque nacional com reportagem sendo publicada no jornal Correio Brasiliense. Mais uma vez a língua solta de Ciro o traiu e criou constrangimentos que afetam sua candidatura ao Planalto em 2010. No comício de Walter Peixoto, o presidenciável Ciro Gomes abusou. Ao começar a falar um eleitor de Waltin balançava um chocalho. Irritado com o barulho Ciro disparou: “meu amigo, não tem boi aqui não, faça o seguinte, pendura esse chocalho no chifre”. Essa reação despropositada de Ciro o descredencia junto ao povo do Cariri, que o recebeu com tanto carinho. Deputado Ciro Gomes, escuta aqui, tenha um gesto de humildade. Procure esse eleitor. Encontre-o, e peça desculpas. O Ceará o respeita muito e é grato a seu trabalho, mas o senhor também deve respeito ao povo do Crato.

Outra gafe de Ciro
Na sua curta passagem pelo Cariri, o deputado federal Ciro Gomes cometeu uma segunda grosseria, de novo com o Crato. Em uma entrevista a rádio Tempo FM, afirmou que o Crato não tinha investimentos do Governo Cid porque não apresentou “nada”( projetos) para o Governo do Estado. Ciro estava desinformado ou preferiu desconhecer por interesses políticos a verdade sobre o abandono do Governo Cid ao Crato. Ciro preferiu o ataque direto ao prefeito Samuel Araripe. Ciro desqualificou-o como administrador, mas Samuel nesse episódio tem um argumento incontestável aos ouvidos dos irmãos Ciro e Cid Gomes. Durante o primeiro governo itinerante no Crato, o governador Cid Gomes recebeu do prefeito Samuel Araripe o Plano de Requalificação Urbana (PRU) do Município com a apresentação de 25 projetos estruturantes, incluindo o saneamento básico e uma carteira de investimentos que ultrapassavam os R$ 30 milhões.

Balela de Sineval
O deputado estadual Sineval Roque (PSB) a cada dia que passa assiste ao enfraquecimento de sua credibilidade perante as lideranças políticas do Crato. Após desistir de sua candidatura, caiu por terra a desculpa que de que apóia Walter Peixoto a pedido do governador. Cid Gomes revelou recentemente que não subirá no palanque dos municípios com mais de um candidato de partidos de sua base aliada, caso específico do Crato onde há duas candidaturas da base de Cid: André Barreto(PV-PT) e Walter Peixoto(PMDB-PSB). Agora, Roque terá que escolher outra versão para justificar sua desistência em não ser candidato a prefeito do Crato. Apelo de Cid não serve mais para esse fim.

Tasso sua a camisa
O senador Tasso Jereissati esteve na última sexta-feira em Crato e em Barbalha, além de ter cumprido uma extensa agenda política por vários municípios do CAriri. Tasso está de olho em 2010 onde deverá concorrer a reeleição ao Senado. No Crato, Tasso conversou com o candidato a reeleição, prefeito Samuel Araripe e gravou programa de rádio para Araripe. Em Barbalha, Tasso pediu votos num comício para a reeleição do prefeito Rommel Feijão. O senador avisou aos prefeitos Samuel Araripe e Rommel Feijõ que ele ainda estará mais três vezes até o final das eleições visitando o Cariri.

Empurrão do ministro
O ministro da Previdência, José Pimentel, anunciou ao médico Manoel Santana, que irá trazer brevemente depoimentos do presidente Lula apoiando a sua candidatura para ser veiculado nos programas de televisão do candidato do PT. Lula também deve gravar um depoimento para o candidato José Leite, de Barbalha. Pimentel também assumiu o compromisso de aparecer mais vezes em Juazeiro para subir no palanque de Santana e de José Leite. Segundo Pimentel, o presidente Lula saiu impressionado com o carinho que recebeu do povo do Cariri.

Jogo vai ser jogado
Os candidatos Manoel Salviano e Carlos Cruz não demonstram abatimento pelo resultado da primeira pesquisa Ibope - Jornal do Cariri-Vale FM. Já o médico Manoel Santana, líder disparado, tem se esforçado para evitar o clima de já ganhou entre seus aliados. Salviano diz que só agora o horário eleitoral gratuito começou e o eleitorado terá chances de conhecer suas propostas e de mostrar que ele é o mais experiente e preparado para ser prefeito de Juazeiro. Carlos Cruz também demonstra otimismo para reverter o quadro desfavorável identificado na pesquisa Ibope.

Disse me disse
* A assessoria de imprensa do senador Tasso Jereissati trata com desprezo os profissionais e os veículos de comunicação do Cariri. Tasso vem a região e a assessoria não avisa a ninguém. Toda a imprensa foi tomada de surpresa. Ninguém sabia que o senador andava por essas bandas. Ruim para a boa informação do público, péssimo para o senador Tasso.

* Walter Peixoto anda sorrindo à toa com a demonstração de prestígio dada com a presença do deputado federal Ciro Gomes em seu palanque. Ciro é um grande cabo eleitoral e veio reforçar a candidatura de Waltim dias após o Ibope ter registrado a liderança de Samuel Araripe, em pesquisa publicada no Diário do Nordeste. A grande preocupação de Walter continua a ser a Justiça Eleitorial, que lhe negou registro. Suas esperanças redobram junto ao TRE, com seu novo advogado de Fortaleza.

* A vaga na chapa do governador Cid Gomes em 2010 está aberta. O atual vice-governador Francisco Pinheiro é candidato a deputado estadual. Com prestígio em baixa no Cariri, Cid vai querer um político da região para ser seu companheiro na disputa pela reeleição.

* Desculpe a ignorância, o que o presidente Lula achou das vaias dadas aos deputados federais Eunício Oliveira e Arnon Bezerra?

COLUNA DO JORNALISTA DONIZETE ARRUDA PUBLICADA NA
EDIÇÃO DESTA SEMANA DO JORNAL DO CARIRI.

Nenhum comentário: