terça-feira, 26 de agosto de 2008

CEGUEIRA E FALTA DE ÓCULOS

A falta de acesso a óculos encabeça a lista das maiores causas da cegueira no país, de acordo com pesquisa inédita que será divulgada durante o 18º Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, que o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realiza a partir do próximo dia 3 de setembro, em Florianópolis.

“Por incrível que pareça, isso acontece em lugares remotos onde o pessoal não tem acesso a óculos”, afirma o oftalmologista João Luiz Lobo Ferreira, co-presidente do Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual.

Em seguida, na lista das maiores causas de cegueira no país, vêm doenças como a catarata, o glaucoma, diabetes, além da degeneração macular associada à idade.

O objetivo da pesquisa é mostrar a importância de se elaborar políticas públicas que previnam a cegueira. “O mais importante desse trabalho é que os fatores que levam à cegueira nas diversas regiões serão apontados. Isso alerta os gestores de saúde para se dar uma atenção especial para aquelas determinadas doenças”, diz o oftalmologista.

Diário do Nordeste

Nenhum comentário: