Por: Luciano Augusto/Ceará Agora
Os achados paleontológicos têm chamado a atenção de estudiosos do mundo e até a mídia japonesa esteve recentemente no Cariri realizando um filme documentário sobre as escavações.
A emissora de televisão NHK, do Japão, fez filmagens nos últimos dias 27 e 28 de setembro, com a presença de atores japoneses, que atuaram como entrevistadores do diretor do Museu, Álamo Feitosa, e moradores da localidade.
Um dos questionamentos, conforme Álamo, foi o porquê de estudar o passado. A resposta veio na ponta da língua: "para entender o presente e o desvendar o futuro", disse. As escavações, conforme Álamo, tem como objetivo a realização de um perfil em micro-escala da assembléia fossilífera da Formação Romualdo para relacionar as diferentes formas de concreções encontradas. Será feito estudo da composição química do material, através de raio – x e espectroscopia de infra-vermelho, por bolsista de iniciação científica da Urca.
A atuação do Instituto envolve toda a área da Bacia Sedimentar do Araripe, outras bacias interiores, incluindo Iguatu e Lavras da Mangabeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário