terça-feira, 14 de outubro de 2008

EMPRESÁRIOS QUEREM MAIS SEGURANÇA NO CENTRO DO CRATO



Num espaço de 30 dias, três lojas que trabalham com boletos bancários em Crato foram assaltadas em plena luz do dia. Elementos armados de revolver adentram os estabelecimentos e após fazer de reféns o proprietário, funcionários e clientes, levam todo o dinheiro e fogem sem deixar pistas.

Na ultima quarta-feira, 8, no final do expediente, na loja Amilton Som , três homens armados invadiram o estabelecimento, fizeram o proprietário José Amilton e Silva, sua família e funcionários de reféns e levaram uma quantia significativa em dinheiro. Além de Amilton Som, mas duas lojas no mês de setembro, passaram pelo mesmo problemas. Os proprietários não quiseram fazer comentários por se sentirem inseguros.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do Crato, o Sindicato dos Lojistas (SINDLOJAS) e a 5ª Companhia de Policia Militar querem instalar câmeras em pontos estratégicos no centro comercial da cidade. O comandante da Polícia Militar, Major Santos disse que as polícias ficariam responsáveis pelo monitoramento do sistema e acha que esta é uma das alternativas para acabar ou diminuir os sucessivos assaltos.
O município de Assaré, aqui na região do Cariri, é o único município do interior cearense que possui o sistema., Cinco câmeras foram instaladas há dois meses no centro comercial e os resultados são positivos.

O comandante da PM do Crato disse ainda que devido o efetivo policial estar em número reduzido não tem condição de garantir a segurança do comércio local, o comercio de Crato da forma como querem alguns lojistas, ou seja, com duplas de PMs em cada esquina. Mesmo com o ingresso de 35 novos policiais na corporação de Crato, a partir de janeiro de 2009, para o Major Santos, fica impossível atender essa reivindicação.

A partir de janeiro do próximo ano
O presidente Câmara de Dirigentes Lojistas do Crato, Geraldo Pinheiro, acha que a instalação de câmeras vai garantir melhor segurança e tranqüilidade para clientes e lojistas. O projeto ainda é embrionário, mas a intenção é entrar 2009 com o sistema em funcionamento, disse Geraldo. Duda Alencar, presidente do Sindicato dos Lojistas, acredita que nenhum dos 400 a 500 proprietários de lojas em Crato que serão beneficiados, vai recusar a participar, mesmo que as despesas com a compra dos equipamentos e montagem sejam recursos próprios. Ele lembrou que a operação e o monitoramento do sistema terão custos zero, pois ficariam a cargo da Polícia, no interior das instalações da 5ª Companhia Militar.

Nenhum comentário: