domingo, 5 de outubro de 2008
MAPA DO VOTO: PESQUISAS MOSTRAM CENÁRIO PELO BRASIL
A última rodada de pesquisas Datafolha, divulgada ontem à noite no Jornal Nacional e contratada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo, mostrou um quadro embolado na disputa para chegar ao 2º turno no Rio de Janeiro, Salvador e Porto Alegre. A principal surpresa, no entanto, foi detectada em Belo Horizonte, onde se abriu a possibilidade de a disputa não ser decidida no 1º turno.
Na capital mineira, o candidato Márcio Lacerda (PSB) aparecia como líder isolado desde o início do horário eleitoral gratuito, quando ele pode apresentar o apoio do atual governador mineiro, Aécio Neves (PSDB); e do prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT). Nesta rodada do Datafolha, no entanto, Lacerda cai três pontos e aparece com 48% dos votos válidos. Por outro lado, seu principal adversário, Leonardo Quintão, subiu oito ponto, e chegou a 35% dos votos válidos.
Para vencer a disputa no 1º turno, Lacerda precisaria obter 50% dos votos válidos mais um. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos, não é possível afirmar se a eleição será encerrada hoje ou se haverá 2º turno.
Em Salvador, a pesquisa revela que o peemedebista João Henrique Carneiro (PMDB) ampliou sua liderança de 28% para 33%. O candidato ACM Neto (EM) manteve-se estável com 27% e Walter Pinheiro (PT) oscilou negativamente um ponto, chegando a 24%. Devido à margem de erro, não é possível dizer qual dos dois disputará o 2º turno com João Henrique.
No Rio, Eduardo Paes (PMDB) consolidou sua liderança com 33%. Ele deverá disputar o 2º turno com Fernando Gabeira (PV), que teve 20%; ou com Marcelo Crivella (PRB), que registrou 19%. Os dois estão tecnicamente empatados.
Em Porto Alegre, o peemedebista José Fogaça atingiu 41% dos votos válidos. A disputa para saber quem será sua adversária no 2º turno se dá entre Maria do Rosário (PT), com 21%; e Manuela D'Ávila (PCdoB), que caiu para 17%. A diferença entre as duas está no limite da margem de erro, o que, estatisticamente, permite dizer que é mais provável que a candidata do PT esteja à frente da adversária.
Outras capitais
Em São Paulo, o Datafolha confirma a tendência de 2º turno entre Marta Suplicy (PT) e Gilberto Kassab (DEM). A petista está com 36% das intenções de voto, enquanto o candidato do DEM possui 30%. O ex-governador Geraldo Alckmin está em terceiro, com 21%. Chama a atenção o fato de esta ser a oitava pesquisa seguida a registrar oscilação positiva de Kassab.
Em Recife, o petista João da Costa lidera com 52% dos votos válidos. Seu principal adversário é Mendonça Filho (DEM), que registrou 23%. Levando em conta a margem de erro, que é de dois pontos, o resultado coloca a disputa no limite da possibilidade de ocorrer 2º turno.
PESQUISAS DATAFOLHA
A evolução dos índices nas duas pesquisas Datafolha mais recentes (em votos válidos)
São Paulo
Marta Suplicy (PT) - 36%
Gilberto Kassab (DEM) - 30%
Geraldo Alckmin (PSDB) - 21%
Belo Horizonte
Márcio Lacerda (PSB) - 48%
Leonardo Quintão (PMDB) - 35%
Jô Moraes (PCdoB) - 10%
Rio de Janeiro
Eduardo Paes (PMDB) - 33%
Fernando Gabeira (PV) - 20%
Marcelo Crivella (PRB) - 19%
Jandira Feghali (PCdoB) - 13%
Salvador
João Henrique (PMDB) - 33%
ACM Neto (DEM) - 27%
Walter Pinheiro (PT) - 24%
Recife
João da Costa (PT) - 52%
Mendonça (DEM) - 23%
Raul (PMDB) - 14%
Porto Alegre
José Fogaça (PMDB) - 41%
Maria do Rosário (PT) - 21%
Manuela (PCdoB) - 17%
Curitiba
Beto Richa (PSDB) - 77%
Gleisi (PT) - 19%
Todas as pesquisas têm margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Elas foram contratadas pela TV Globo e pelo jornal Folha de S. Paulo
Jornal O Povo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário