quarta-feira, 8 de outubro de 2008

POLÍTICAS

Por Donizete Arruda
Coluna publicada todas as
terças-feiras no Jornal do Cariri


Cariri Vermelho

O eleitor pintou o Cariri de vermelho. O PT sai das urnas consagrado ao eleger os prefeitos das duas maiores cidades da região: Juazeiro do Norte com uma votação arrasadora de 67.156 votos do médico Manoel Santana e de Barbalha onde José Leite surpreendeu e derrotou o prefeito Rommel Feijó com 53% dos votos válidos. O PT também conseguiu reeleger os prefeitos de Mauriti ( Junior), Salitre( Agenor) e Umari (Franquim). Desses cinco prefeitos, quatro deles agradecem a vitória ao povo e ao deputado federal do PT José Guimarães. Somente Agenor Ribeiro de Salitre, que é grato a outro deputado petista, José Airton.



Campeão dos votos

O prefeito eleito de Abaiara, Chico Sampaio(PSDB), sai das urnas como o campeão de votos no Cariri. Chico Sampaio obteve 85% dos votos, uma votação consagradora. Em segundo, como vice-campeão dos votos vem outro tucano, o prefeito do Crato, Samuel Araripe com 74%.



Vermelho na Câmara

O PT também teve um grande desempenho nas câmaras municipais. O partido elegeu o campeão de votos em quatro municípios do Cariri: Barbalha – Ernandes Garcia, Várzea Alegre – Antonio Sebastião, Salitre – Rondilson e Mauriti – Evanildo.



Renovação em Juazeiro

Mesmo consagrado com 57% dos votos e uma maioria arrasadora de 30.107 votos, o prefeito Manoel Santana não elegeu nenhum vereador do PT para a Câmara de Juazeiro. Elegeu aliados do PSB – Roberto Sampaio Lima e do PCdoB – Professor Antonio. Mais de 60% dos vereadores de Juazeiro não se reelegeram, e a surpresa: o mais votado foi o empresário Ronna Motos (PHS).



Raimundão solta fogos

Não bastasse a derrota acachapante imposta a seu inimigo o deputado federal Manoel Salviano, o prefeito Raimundo Macedo ainda festeja a derrota de seu algoz, o presidente do PSDB de Juazeiro do Norte, Dr Wilton Almeida que concorreu e perdeu a uma vaga de vereador, obtendo pouco mais de mil votos. Eufórico, Raimundão não poupou os adversários. Em sua emissora de rádio, na noite de domingo não parava de tocar a música: arruma a mala aí. Vitorioso, Raimundão é candidato a deputado federal, mas ainda não definiu seu novo rumo partidário.



Estrela tucana

Samuel Araripe quebra uma tradição no Crato, onde prefeito nunca conseguia se reeleger. Samuel se consagra como o grande nome do PSDB em todo o Ceará. Crato é o maior município onde os tucanos conseguiram eleger o prefeito e Samuel será estimulado pelo senador Tasso Jereissati a dar vôos mais altos como por exemplo compor a chapa majoritária do partido em 2010.

Disse me disse

· O prefeito petista de Barbalha, José Leite, conseguiu que o PT elegesse dois vereadores. O PMDB, partido coligado, também elegeu dois vereadores.

· A oposição teve mais votos em Assaré, mas desunida permitiu a reeleição de Evanderto com 6.310. Benjamin Oliveira e Humberto Alencar juntos tiveram 6.474 votos.

· Decepcionante a votação da deputada Gorete Pereira: não conseguiu nem 1% dos votos para prefeito de Juazeiro do Norte.

· Desculpe a ignorância, o prefeito Raimundo Macedo se sente vingado do deputado Manoel Salviano e de seu ex-chefe de gabinete Wilton Almeida?

Nenhum comentário: