segunda-feira, 13 de outubro de 2008

TRANSNORDESTINA

As frentes de trabalho que estão construindo a Ferrovia Transnordestina já se encontraram no município de Brejo Santo. A via férrea passará na periferia da cidade, ao lado do campo de futebol e do parque de vaquejada. Dos 1.700 quilômetros previstos no projeto da Ferrovia Transnordestina, que deverá ligar o Interior do Nordeste aos portos do Pecém (CE) e Suape (PE), apenas o trecho de 100 quilômetros entre os municípios de Salgueiro, em Pernambuco, e Missão Velha, no Ceará, está em obras. Nos outros trechos, nenhuma obra foi iniciada ainda.

O trecho de 100 quilômetros , que liga as cidades de Missão Velha (CE) e Salgueiro (PE) transformou-se em um canteiro de obras. Em alguns pontos está sendo feita a imprimação, que é a aplicação de uma camada de óleo asfáltico para colocação dos trilhos. Mesmo assim, a primeira parte do projeto ainda está longe de ser concluída. Falta a maioria das pontes e dos bueiros. Em Brejo Santo , por exemplo, foi iniciada a terraplanagem em alguns pontos. A construtora está abrindo um corte no serrote de pedra ao lado cidade. Ainda não foi aberto o túnel que passará por baixo da estrada “Unha de Gato”, que liga Missão Velha à BR-116, agora denominada de Rodovia Santos Dumont, na localidade de “Café da Linha”.

A ordem para o início da construção da ferrovia foi dada há dois anos, e a previsão é de que ela esteja pronta em 2010. A Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) aumentou em 20% o preço da Ferrovia Transnordestina, que agora vai custar R$ 5,4 bilhões. Até a semana passada, o custo para a implantação do empreendimento, um dos maiores do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), era R$ 4,5 bilhões.

Ao longo do trecho em obras, surgem os primeiros benefícios para a população. São as estradas de acesso aos canteiros de obras que melhoram o acesso às fazendas e sítios cortados pela ferrovia, e aos pequenos açudes, decorrentes dos aterros.

Diário do Nordeste

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