segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

AÇUVE VELHO EM PENAFORTE: 40 ANOS COM SUJEIRA E POLUIÇÃO





Construído há 40 anos, o açude Velho, em Penaforte, está poluído e levando sério risco de contágio de doenças para a população do Município, localizado no Cariri Leste. Esgotos e fossas a céu aberto e os dejetos fecais ao ar livre são alguns dos problemas que os 3.500 habitantes da sede do Município estão enfrentando. O açude Velho fica em pleno centro da cidade.

Embora tenha uma placa com aviso de proibição para uso do açude, alertando à população sobre os graves riscos de saúde para quem utiliza as águas poluídas, alguns moradores desrespeitam e tomam banho e pescam no local. Alguns levam o pescado para vender em mercados de Brejo Santo e Juazeiro do Norte. Lavadeiras também aproveitam para trabalhar às margens do reservatório, que tem suas águas utilizadas por lava jatos.

A doméstica Maria Júlia da Silva denunciou que essa situação está comprometendo a saúde da população, que, constantemente, tem sofrido. “Nossos filhos ficam doentes, pois as crianças terminam por tomar banho no açude. Muitas crianças são levadas para o hospital da cidade, é um problema sério”, sentencia.

A doméstica lembra, ainda, que durante o inverno a água poluída chega a invadir casas e exala mau cheiro insuportável. “As pessoas que moram perto do açude vivem doente, assim como eu”, afirma Maria Júlia. Moradores das imediações apontam que um dos problemas de saúde mais comuns, para quem mora perto do açude, é respiratório. Muitas crianças são medicadas e sempre aparecem os problemas respiratórios, devido ao mau cheiro, poeira e dejetos.

Procurado pela reportagem do JC, o prefeito de Penaforte, Nicolau Vieira de Sousa (PMDB), disse que o problema da poluição é muito antigo e que nenhuma administração tentou conseguir qualquer recurso para implementar o projeto de revitalização do açude Velho. Ele informou que já conseguiu R$ 5 milhões em recursos do Governo Federal e que a obra será feita apenas em 2009. Outro projeto, que será implementado, de acordo com o prefeito, é a estruturação de saneamento básico da zona urbana da cidade. (Colaborou Amaury Alencar)

Jornal do Cariri

Nenhum comentário: