quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

CANAL DO RIO GRANJEIRO: PRIMEIRAS CHUVAS ASSSUSTAM POPULAÇÃO





As primeiras chuvas caídas, na semana passada, no Cariri trouxeram um misto de preocupação e alegria. Preocupação para quem reside às margens de rios e canais. Alegria para quem espera um bom inverno. Consideradas fortes em municípios como Crato e Barbalha, as precipitações chuvosas em dezembro ainda não são consideradas como parte do inverno, ou período chuvoso no Ceará, que tem seu início marcadamente para o mês de janeiro, mas já desperta inquietação.

Na zona rural, as chuvas são como um aviso para que os produtores se preparem para o plantio. O Governo do Estado ainda não marcou a data, mas o diretor regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará (Ematerce), Adonias Sobreira, defende que as 900 toneladas de semente para os produtores comecem a ser distribuídas.

Se para a zona rural a chuva é um bom sinal, já, nas áreas urbanas, o sinal pode ficar vermelho. Em Crato, por exemplo, as chuvas da última semana, que caíram na madrugada e manhã de quarta e quinta-feira, alertaram comerciantes e moradores do entorno do Canal do Rio Granjeiro.

Tido como maior problema urbano na terra de Frei Carlos Maria de Ferrara, o Canal do Rio Granjeiro, em um período chuvoso, pode significar problemas gravíssimos para a sociedade e o poder público. A história remete moradores a essas preocupações. Na Semana Santa de 2005, uma forte chuva de 180 milímetros fez as águas desceram com toda velocidade, bater na parte interna do canal e derrubar casas e estabelecimentos comerciais, inundar ruas e avenidas e até arrastar um carro, matando um bombeiro hidráulico.

Com as chuvas da última semana, comerciantes ficaram preocupados. Oitenta e dois milímetros de chuva foi o suficiente para o Canal do Rio Granjeiro dá seu primeiro sinal de que os problemas não acabaram. “A gente fica preocupado, pois foi muita chuva, e o canal quase fica cheio”, disse ao JC o comerciante Edilberto Lobo, estabelecido no centro da cidade. Nenhum dano foi causado, mas a enxurrada alagou as partes baixas da cidade e arrastou o lixo acumulado ao longo do Canal do Rio Granjeiro.

Procurado pela reportagem do JC, o Secretário de Infra-estrutura do Município, Jéferson Felício, não manifestou a mesma preocupação de quem conhece de perto as enchentes no canal. ‘’Temos tudo sob controle e estamos tomando todas as providências para evitar qualquer problema”, afirmou Jéferson, ao anunciar que a Prefeitura está iniciando o trabalho de desobstrução de galerias e do canal do Rio Granjeiro visando possibilitar que as águas escorram sem destruir pedaços do canal. Disse ainda que será feito um trabalho de desvio das águas diminuindo o volume de água que descerá diretamente da Serra do Araripe para o canal.

Engenheiro propõe construção de barragens para conter enchentes

O Gerente da Companhia de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Cogerh) na Bacia do Rio Salgado, engenheiro com especialidade em recursos hídricos, Yarlei Brito, tem outra idéia sobre o Canal do Rio Granjeiro. A idéia já foi apresentada ao Governo Municipal do Crato. Segundo ele, o canal não deve mais deve mais ser mexido. A melhor alternativa para conter as cheias do canal, em seu entender, seria a construção de barragens ao longo da Serra do Araripe para impedir que as águas das chuvas desçam com muita velocidade e provoquem inundações.

Yarlei Brito, em conversa com a reportagem do JC, alertou que os problemas atuais do Rio Granjeiro são conseqüência direta da ação desenfreada do ser humano. O desmatamento, a ocupação de áreas da encosta para construção de imóveis, loteamentos exagerados e construção de estradas, segundo ele, terminam por impermeabilizar a vegetação.

A construção das barragens, em sua avaliação, deve possibilitar o controle da vazão das águas. “As barragens devem ser bem construídas”, afirmou, lembrando que o Crato deve também se preocupar com a conclusão da revisão do Plano Diretor e a implementação desse plano, que seria mais um instrumento para colaborar no controle das águas.

Por telefone, o prefeito Samuel Araripe (PSDB) afirmou que concorda com a idéia do gerente da Cogerh. Ele afirmou que no Plano de Requalificação Urbana do Crato (PRU) há o projeto de construção de pequenos açudes urbanos, ao longo da encosta da serra, para controlar a vazão da água das chuvas. Para Araripe, a idéia de Yarlei Brito é exatamente essa. “Estamos agora buscando recursos para essa obra, para assim acabarmos de vez com esse problema do Canal do Rio Granjeiro”, afirmou o prefeito do Crato.

Jornal do Cariri

Nenhum comentário: