sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

PESQUISA

Pesquisa trimestral da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta quinta-feira (18), revelou que a confiança do consumidor brasileiro no futuro da economia começa a cair. A pesquisa indicou que o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) de dezembro recuou 5% em relação à pesquisa de setembro, quando os efeitos da crise financeira ainda não apareciam no mercado doméstico, a valorização cambial estava contida e os bancos ofereciam dinheiro fácil.

Feita a constatação, o gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, destacou que “a queda da expectativa dos consumidores provém do acirramento dos efeitos da crise internacional sobre a economia brasileira”. Além disso, ele acrescentou o efeito psicológico das incertezas sobre as medidas adequadas para conter a crise iniciada no mercado imobiliário dos Estados Unidos, em agosto do ano passado, com desdobramentos imediatos na Europa e Japão.

De acordo com a última pesquisa do ano sobre o Inec (abrangendo o período de outubro a dezembro), o índice relativo à expectativa de evolução do desemprego recuou 18,5%, na comparação com setembro (que incluía os meses de julho e agosto), resultado da mudança brusca na atividade econômica, de outubro para cá, o que levou muitas empresas a anunciarem férias coletivas e demissões.

O aumento do pessimismo também provocou queda de 9% no índice de expectativa da inflação, na comparação com setembro. Redução explicada, em parte, pela desconfiança do consumidor em relação ao futuro da economia e pelo efeito da desvalorização cambial sobre os preços, que encarece os produtos importados e pressionam o custo de vida.

Jornal O Povo

Nenhum comentário: