quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

TRANSPORTE ALTERNATIVO

Mesmo com grande expectativa dos proprietários de transportes alternativos da região do Cariri e Centro Sul do Estado, o projeto de lei do Governo do Estado para reestruturação do transporte intermunicipal no Estado do Ceará não chegou a ser votado ontem na Assembléia Legislativa. A falta de consenso dos parlamentares para aprovação da matéria fez com que, mais uma vez, fosse adiado o processo de votação, sem data determinada para volta da apreciação da matéria no plenário legislativo. Segundo o deputado estadual e um dos articuladores do Governo, Zezim Albuquerque (PSB), o trabalho de articulação junto aos deputados irá continuar. Enquanto isso, é grande a pressão dos empresários, contrários à aprovação.

A Câmara Municipal de Juazeiro do Norte chegou a ficar lotada na noite da última terça-feira. Os motoristas e representantes de várias cooperativas regionais estiveram presentes na reunião, em que o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito do Estado (Detran), João Pupo, se colocou à disposição de esclarecer sobre os processos de licitação que irão acontecer.

Várias rotas serão destinadas à região, com números determinados de veículos que poderão circular entre as cidades. Critérios serão estabelecidos, por meio da lei, no sentido de possibilitar melhor organização da categoria e haverá licitação para os que poderão atuar. Mais de 200 motoristas de topics estiveram presentes à reunião no parlamento.

Outra grande preocupação dos motoristas diz respeito à isenção de multas, mas esse assunto não chegou a centralizar as discussões, já que nesse momento, conforme os coordenadores de cooperativas, a aprovação da lei deve prevalecer para que outros problemas possam ser resolvidos, em relação à fiscalização, por exemplo.

Segundo o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de Juazeiro do Norte (Demutran), Antônio Hamilton Macedo Costa, a lei já deveria ter sido aprovada, por conta da grande desorganização que existe em relação ao transporte alternativo na cidade. São constantes as reclamações em relação à forma como as vans circulam na cidade. Conforme ele, se torna impossível conter a chegada diária de mais topics, até por conta da falta de condições de fiscalizar sem uma lei que assegure esse trabalho nos municípios.

Várias manifestações dos topiqueiros já aconteceram no Cariri em virtude da condição irregular da categoria. Uma delas chegou a interromper o trânsito entre Crato e Juazeiro do Norte, uma das vias mais movimentadas da região. São cerca de 150 transportes alternativos circulando entre as cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

Os presidentes de cooperativas de transportes alternativos são unânimes em afirmar que se torna praticamente impossível tentar organizar a categoria, sem que haja a legalização. Segundo Jorge João Alves de Almeida, presidente da Cooperativa Transporte Alternativo de Juazeiro do Norte (Coopajuece), em Barbalha, somente este ano houve um aumento de, pelo menos, 20% dos veículos alternativos circulando no município. Estiveram presentes à reunião representantes de cooperativas de municípios como Crato, Juazeiro, Barbalha, Iguatu, Mauriti, Aurora, Jardim, Campos Sales, entre outros da região.

FROTA

150 veículos de transportes alternativos circulam no triângulo Crajubar.

"Hoje existe uma concorrência entre os próprios topiqueiros porque tem muita gente que entra de forma clandestina. É previsto haver uma organização no setor e a lei é prioritária. Isso faria com que a gente circulasse com mais tranqüilidade. São mais de 100 topiques circulando no Crajubar. A gente espera a aprovação da lei para facilitar o nosso trabalho e resolver outros problemas. São muitos veículos circulando e pais de família que dependem desse trabalho".
Maceno dos Santos
Presidente da Coopatarc

"Devemos resolver por parte os problemas do transporte alternativo. São muitos veículos que chegam de forma clandestina. Devemos pensar também na melhoria do transporte alternativo para os usuários. Estamos suprindo uma necessidade que as empresas de ônibus não estão conseguindo. Essa área de transporte é muito carente. As empresas não dão conta. É preciso que a gente lute pelo direito de circular. Também é preciso um acordo para se resolver o problema das multas".
Jorge João Alves de Almeida
Presidente da Coopejun

"Na verdade, o transporte alternativo tem sido um dos grandes problemas enfrentados pelos órgãos de trânsito nos municípios. Há uma necessidade desse tipo de transporte, porque as empresas não estão atendendo. O Governo do Estado está demorando muito a tomar uma providência. A coisa se alastrou e compromete a segurança da população. A fiscalização não é suficiente para resolver tudo. Os alternativos param em qualquer lugar e de qualquer jeito".
Antônio Hamilton Macedo Costa
Diretor do Demutran de Juazeiro

Mais informações:
Departamento Estadual de Trânsito (Detran)
Av. Godofredo Maciel, 2.900, Fortaleza, 0800 280 6898
Alô Detran: 0800 275 6768

Site Miséria

Nenhum comentário: