terça-feira, 6 de janeiro de 2009

AEROPORTO DO CARIRI TERMINA 2008 COM AUMENTO NO FLUXO DE PASSAGEIROS

O ano de 2008 terminou com uma boa notícia: o Aeroporto Regional do Cariri atingiu a marca de 170 mil passageiros passando pelo seu terminal, superando a movimentação de 2007, em 17 mil passageiros, num acréscimo de 10% na movimentação. O perfil do usuário do transporte aéreo na região é variado, mas a maior tendência é para o cidadão comum, que aproveita as promoções nos preços das passagens aéreas para rever parentes e fazer negócios.

A informação é de Edson Fernandes, superintendente regional da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero). Apesar do aumento na movimentação, fica evidente a falta de condições para o atendimento adequado a quem embarca e desembarca no Cariri. As ações para impulsionar o melhoramento do aeroporto continuam acanhadas.

Mesmo com o aumento do fluxo de passageiros, a pista do terminal não foi homologada e não possui estrutura para receber grandes aeronaves. Outras deficiências podem prejudicar o conforto dos passageiros, como é o caso da falta de cadeiras para acomodá-los, um pequeno restaurante e um estacionamento, que há muito tempo está deteriorado.

De acordo com representantes da Infraero, a perspectiva é fechar o ano de 2009 com uma renda de R$ 200 mil reais. Com os números positivos em termos de movimentação, o aeroporto de Juazeiro contabiliza conquistas, uma delas é a doação de parte da área territorial pelo Governo do Estado. O espaço será utilizado para reforma e ampliação do aeroporto. As obras começarão em 2010 e custarão aos cofres públicos R$ 22 milhões de reais.

Segundo Edson Fernandes, um dos entraves para dar continuidade ao projeto é a formalização do fim do convênio com o Governo do Estado. Quando firmado, na gestão do então Governador Lúcio Alcântara, o acordo permitia investimentos na infra-estrutura do aeroporto. O superintende conta que o descaso impossibilita até mesmo obras como a pintura da estrutura física do aeroporto, de acordo com o que foi acertado com o Governo do Estado.

Nenhum comentário: