domingo, 12 de julho de 2009

Coluna Cariri de hoje




EXPOCRATO 2009
Começa hoje a 58ª edição da Exposição Centro Nordestina de Animais e Produtos Derivados (Expocrato). O evento deve movimentar cifras superiores a R$ 50 milhões na comercialização de animais, produtos e equipamentos agrícolas. Neste ano, o Caminhão da Sorte, com sorteio das loterias da Caixa Econômica estará no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcanti. Outra novidade: durante a Expocrato será realizada a primeira feira de móveis do Crato. Além disso, shows, praça de alimentação, parque de diversões para a garotada, exposição internacional de cães, e aquele abraço acolhedor do povo cratense.

SOLDADINHO DO ARARIPE
Perguntar não ofende: como anda o plano de ação para evitar a extinção do Soldadinho-do-Araripe, considerado a ave símbolo do Cariri? Única ave endêmica do Ceará, classificada como criticamente ameaçada na lista nacional de espécies brasileiras ameaçadas de extinção, o Soldadinho-do-Araripe foi objeto de um seminário, promovido pelo Ibama no auditório do Sesc de Crato, realizado em 2007. Uma informação interessante: anos antes de ser considerada a ave símbolo do Cariri, o Soldadinho já tinha sido escolhido como a logomarca da Editora “A Província”, do jornalista Jurandy Temóteo.

MEL ORGÂNICO
Após meticulosos estudos, realizados na década 90, o Cariri foi considerado a região mais apropriada, no Brasil, para a produção de mel orgânico em larga escala. Isso motivou a instalação, no município de Crato, da empresa Cearapi - pioneira no Brasil na produção em larga escala de mel orgânico - cuja produção, toda destinada à exportação, atinge um raio de até 1.000 quilômetros em volta da conurbação Crajubar. A Cearapi começou a funcionar há dez anos e já conquistou diversas certificações orgânicas de rigorosos institutos dos Estados Unidos e da União Europeia. A empresa congrega mais de 850 apicultores integrados, com aproximadamente cem mil colmeias certificadas. Estas são localizadas facilmente por meio de um sistema eficiente de rastreamento computadorizado que inclui: mapeamento dos apiários, através de GPS, inspeções periódicas realizadas por técnicos e monitoramento por meio de fotos de satélite.

SANTO FORTE
O escritor Lira Neto virá a Juazeiro do Norte no próximo dia 20. Participará de alguns eventos das comemorações pelos 75 anos de morte do Padre Cícero. Após essa visita, Lira escreverá o último capítulo do seu livro sobre o Padre Cícero, a ser publicado pela Companhia das Letras. A biografia, provavelmente, será lançada no mês de novembro. Lira Neto fez longas pesquisas nos arquivos do Instituto Histórico Padre Gomes, da diocese de Crato. Ele evita antecipar os temas desenvolvidos nesse livro. Mas dá uma dica: “Alguns dos principais e mais reveladores documentos a respeito do Padre Cícero não estão nos arquivos de Crato ou de Juazeiro. Nem mesmo no Brasil. Estão do outro lado do oceano, em Roma”. Vem novidades por aí...

VOX POPULI
A declaração é do conhecido locutor esportivo Wilton Bezerra (Rádio Globo, Fortaleza): “Estive em Juazeiro do Norte dias atrás e pude ver de perto a ocupação do seu espaço físico. Enquanto a cidade cresce em ritmo de rock, as administrações (municipais) agem em ritmo de valsa”. O pior, caro Wilton, é que isso não vem ocorrendo somente em Juazeiro do Norte...

CENTENÁRIO DA DIOCESE
Daqui a pouco mais de cinco anos - mais precisamente no dia 20 de outubro de 2014 - a diocese de Crato completará o centenário de sua criação. Apesar de tanto tempo, a Igreja Particular do Cariri ainda não possui o seu brasão diocesano. Nos documentos oficiais é usado o brasão episcopal do bispo titular. Quando da criação do brasão diocesano uma coisa não pode ser esquecida: a profunda influência mariana nos primórdios da evangelização do Sul do Ceará, a partir da devoção à Mãe do Belo Amor. Noutras palavras, o brasão da diocese deverá ter as cores azul e branca para lembrar a Virgem Mara. A propósito, existe hoje no Brasil uma empresa especializada em confeccionar brasões para bispos e dioceses - a Ecclesia Heráldica - que pode ser contatada no site: www.ecclesiaheraldica.com.br

AÇÃO SOCIAL DA CEARAPI
Citamos um único exemplo do papel social exercido pela Cearapi: no município de Poranga - situado no Sertão dos Inhamuns, fronteira com o Piauí - foi criada, pelo Fecop-Fundo Estadual de Combate à Pobreza, uma associação comunitária de apicultores, produtores de mel orgânico de excelente qualidade. Toda a produção - 15 toneladas/ano - é comprada, pela Cearapi, aos 26 produtores da associação. Assegurando, assim, além da geração de renda para essas famílias, a preservação da vegetação nativa.

SOBRE BLOGS
Alguns colaboradores dos blogs caririenses - residentes noutras paragens e desconhecedores da realidade local - tentam (em vão) ressuscitar bairrismos superados. Um deles - morador em Brasília há mais de quatro décadas - insiste em desconhecer a denominação oficial, aprovada pela Assembléia Legislativa do Ceará, e só escreve: “Região Metropolitana de Juazeiro”, “Metrojuá” ou “Juabc” (sic). Outro, um usuário de um blog cratense, tenta dar fôlego a um bairrismo extremamente prejudicial, morto há décadas, tentando jogar Crato contra Juazeiro. É anacronismo puro! Hoje, na conurbação Crajubar (Crato, Juazeiro e Barbalha) não existe mais clima para uma falsa sensação de superioridade de qualquer uma cidade em relação às demais.

CURTAS
- Entra ano e sai ano. E as reformas nos anexos da Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores de Juazeiro do Norte não têm fim. Se os fiéis fossem consultados diriam que o que querem mesmo é uma nova e completa pintura na Basílica Menor. Só isso...

- Virou tradição: todo dia 4 de cada mês é rezado um terço no jazigo de monsenhor Murilo de Sá Barreto, localizado no interior da Basílica de Nossa Senhora das Dores. Uma programação bem organizada. No início do ano já sai o calendário com a hora e a equipe que fará a reza pela alma do saudoso “Vigário do Nordeste”.

- Depois de dez meses de inaugurado, o relógio com quatro faces, existente na Praça Siqueira Campos, em Crato, continua sem funcionar. Cada face marca um horário diferente.

- O cineasta cratense Jéferson Albuquerque Júnior encontra-se mais uma vez em Crato. Dá continuidade ao seu filme sobre a Chapada do Araripe, abordando a flora, fauna, nascentes, fósseis, ritos, lendas e mitos desse paraíso ecológico do Sul do Ceará.

- Deputado federal Raimundo Gomes de Matos, ladeado pelos vereadores Dedé da Granja (E) e Guer, comemorando acesso do Crato à primeira divisão do futebol cearense.

- Vereador José de Amélia Júnior (PSL), presidente da Câmara de Juazeiro, que encerrou semestre de trabalho. Zé de Amélia avalia período como positivo, e câmara desempenhou seu papel de legislar e fiscalizar atos do Executivo.

- O prefeito de Juazeiro Manoel Santana (PT) começou bem o mês de julho, fazendo uma pequena reforma administrativa. Além disso, abriu concurso e conseguiu implantação do Ronda de Quarteirão na cidade.

Nenhum comentário: