Na manhã de hoje, no auditório da SEFAZ deu-se a abertura do projeto “A Cor da Cultura”, coordenado pelo Canal Futura com o apoio da Fundação Roberto Marinho e com o patrocínio da Petrobrás. O projeto nasceu da necessidade de fornecer ferramentas e conhecimento, através de formação de professores, coordenadores e gestores, dentro da temática, que será repassada aos alunos da rede pública de ensino pelos multiplicadores.
No evento de lançamento, representaram respectivamente as Secretaria de Educação de Juazeiro, Crato e Barbalha - Irinéia Sheila, Socorro Alves Fernandes e Isabel Cristina Cruz. Maria Correia e Castro, coordenadora do projeto no Canal Futura e Joselina Silva, coordenadora do Núcleo Brasileiro Latino Americano e Caribenho de Estudos em Gênero, Movimentos Sociais e Relações Raciais (N’BLAC).
Na manhã de hoje, a palestra ficou sob a responsabilidade do professor doutor da Universidade Federal do Ceará, Henrique Cunha Junior. As oficinas começaram logo após a palestra e prosseguem por mais dois dias nas dependências do SESI. Juazeiro por ser cidade pólo recebe cinquenta professores participantes do Crato e 30 de Barbalha.
A prefeitura de Juazeiro assinou termo de cooperação técnica, por intermédio da Secretaria de Educação com o Canal Futura, visando o desenvolvimento e implementação das ações relacionadas ao projeto, possibilitando aos educadores, estudantes e público, subsídios para a melhoria da educação e para afirmação da identidade afro-brasileira.
No final dessa primeira fase do projeto, serão distribuídos kit’s compostos por CD’s de música e material informativo, cadernos didáticos, guias metodológicos, mini-dicionários e jogos temáticos. O projeto terá duração de 12 meses e prevê capacitação com formação presencial e a distância, divididos em mais três momentos de acompanhamento para aprofundamento das questões relacionadas à aplicação do material e plano de trabalho nas escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário