quarta-feira, 6 de outubro de 2010

DICAS PARA COMPRAR BRINQUEDO COM SEGURANÇA

Nove em cada dez crianças já sabem o que vão querer no dia das crianças: brinquedo. As opções são as mais variadas: bonecas, carrinhos, quebra-cabeça, vídeo-game, jogos educativos, entre muitos outros. Mas o que muitos pais não se lembram na hora de comprar os brinquedos e, homenagear os pequenos no Dia das Crianças, é que alguns cuidados devem ser observados.

A cartilha do INMETRO intitulada “Criança Segura” enumera algumas dicas. A principal recomendação é que todos os brinquedos devem ter o selo de identificação da conformidade, aquele que contem a marca do INMETRO. Caso contrário, além de serem produtos ilegais são brinquedos que podem colocar em risco a saúde e segurança das crianças. Ele pode ser fabricado sem obedecer às normas de segurança por conter, por exemplo, uma tinta imprópria para brinquedos que podem possuir componentes que contaminam seu filho enquanto ele estiver brincando. O selo do INMETRO indica que o brinquedo passou por ensaios laboratoriais que verificaram sua conformidade em relação aos quesitos de segurança estabelecidos em regulamento.

Outra dica importante para os pais, é o cuidado redobrado que se deve ter ao escolher brinquedos para menos de 3 anos de idade. Pois estes brinquedos na podem conter partes pequenas que poderão ser engolidas ou mesmo inaladas pelas crianças. A dica do INMETRO é respeitar as recomendações contidas na embalagem, especialmente, a restrição da faixa etária.

A dica do INMETREO é ao selecionar os brinquedos, os adultos devem considerar a idade, o interesse e o nível de habilidade da criança. E depois de presentear os filhos no Dia das Crianças, a recomendação é inspecionar os brinquedos regularmente à procura de danos – que podem ocorrer durante a brincadeira ou enquanto a criança manuseia o brinquedo - e potenciais riscos tais como pontas afiadas e arestas.

Nenhum comentário: