A pesquisa IBOPE divulgada nesta sexta-feira, 01, aponta que o candidato do PT ao senado, José Pimentel, cresceu 17 pontos percentuais na preferência do eleitor, se comparado com o último levantamento feito pelo mesmo instituto no dia 03 de agosto.
O importante crescimento de Pimentel deve-se, sobretudo, a empatia do candidato com o eleitor e à intensificação das ações da campanha junto com o governador Cid Gomes no interior do estado, além da grande mobilização feita pelo PT, em Fortaleza e na Região Metropolitana, comandada pela prefeita de Fortaleza e presidente do partido, Luizianne Lins.
Em todos os levantamentos feitos pelo IBOPE nessas eleições ao senado, Pimentel sempre apresentou posição de destaque, com forte crescimento, enquanto o candidato do PSDB, que iniciou o processo eleitoral com índices elevados, não conseguiu manter o cenário. O IBOPE de outubro apontou queda do tucano de 17 pontos percentuais.
Segundo a coordenação da campanha, o fator que mais contribuiu para a queda do adversário foi a percepção do eleitor de que o candidato do PSDB é oposição ao governo do presidente Lula que, no Ceará, alcança marca de 92% da aceitação. Por outro lado, a candidatura de Pimentel representa os avanços sociais implantados na gestão do presidente Lula.
“As pessoas sabem que Pimentel é profundamente identificado com o PT e com o presidente Lula. Pimentel foi ministro de Lula e um dos fundadores do partido no Ceará, o que dá a ele a condição de se apresentar ao eleitor como o senador do Lula e do PT”, avalia a coordenação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário