quinta-feira, 18 de novembro de 2010

IMUNIZANDO CRIANÇAS EM JUAZEIRO

A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro do Norte realiza neste dia 20, sábado, mais uma grande mobilização para imunizar crianças contra meningite (antimeningocócica conjugada “C”) e pneumonia (antipneumocócica 10 valente). A estratégia já está montada pelo programa de imunização do Departamento de Vigilância a Saúde. Dra. Iara Sales, coordenadora, lembra que as vacinas meningocócica e pneumocócica são agora de rotina a partir de decisão do Ministério da Saúde. “Elas são aplicadas no dia-a-dia nas unidades de saúde da família e acontecem em datas pontuais como será o caso do próximo sábado, 20”, esclarece Iara Sales.

Dra. Iara Sales informa também que devem ser vacinadas crianças entre 2 meses e 2 anos. “Se a criança já tiver tomado a vacina em 2010 e estiver com mais de 1 ano de idade não haverá a necessidade de ser imunizada novamente. Já todas as crianças menores de 1 ano, devem obrigatoriamente receber a dose contra meningite e pneumonia, mesmo as que já tiverem sido vacinadas”, enfatizou.

Na atenção básica as vacinas meningocócica e pneumocócica passaram a ser disponibilizada em setembro e no dia 18 daquele mês foi realizado um ‘dia D’. No próximo dia 20 funcionarão postos de vacina no Centro de Dermatologia, SAME (Serviço de Acolhimento Médico Especializado) e Hospital Infantil Municipal Maria Amélia Bezerra de Menezes. Nos demais dias da semana as crianças podem ser vacinadas nos postos de saúde. 25 profissionais estarão trabalhando na campanha no sábado de 08:00 às 13:00h.

Não há uma meta a ser alcançada neste ‘Dia D’ mas em Juazeiro, até o final do ano, dentro do calendário de rotina deverão estar vacinadas 8 mil crianças contra meningite e pneumonia. As demais vacinas de rotina são a poliomielite, hepatite B, tetravalente, rota vírus, BCG, triviral e DTP.

Nenhum comentário: