segunda-feira, 28 de março de 2011

CHUVAS NO CARIRI

Depois de 15 dias de estiagem e chuvas esparsas, voltou a chover forte no Cariri. A chuva de 141 milímetros que caiu no pé da serra Missão Velha inundou as partes baixas da cidade, interrompeu a estrada de Jamacaru. Cobriu plantios e interrompeu parcialmente o principal acesso para Crato, Juazeiro e Barbalha, a CE-293, entre Barbalha e Missão Velha.

Ali, a enchente, que desce do pé da serra de Barbalha, passou por cima da rodovia, no sitio Brejinho, ao lado da Usina de Açúcar. O mesmo aconteceu com outras lavouras localizadas nos baixios entre Barbalha e Missão Velha.

Os proprietários dizem que o legume está perdido. O rio Coité, que passava ao lado de Missão Velha, transbordou e invadiu as partes baixas da cidade e alagou algumas casas. A enchente ficou a menos de 5 metros da calçada da prefeitura. O distrito de Jamacaru está praticamente ilhado. A chuva abriu uma grande cratera de 8 metros de largura por 5 de profundidade, na estrada entre Missão Velha e o povoado.

A enxurrada destruiu um bueiro e arrastou o asfalto e o aterro. Com a interrupção da rodovia, os moradores estão subindo e serra e descendo em Brejo Santo para chegar à Missão Velha. O desvio aumenta o percurso em cerca de 60 km. Em Crato, onde o canal do rio Granjeiro, que passa por dentro da cidade, foi parcialmente destruído, no final de janeiro, a chuva de 75 mm voltou a causar danos.

A ponte que dava acesso à Central de Abastecimentos foi danificada. Não Permite o acesso nem de pedestres. A erosão do canal está encostando na calçada dos prédios da Avenida José Alves de Figueiredo. Na maioria dos Municípios do Cariri, choveu bem. De acordo com o boletim da Companhia de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (Cogerh), as 10 maiores chuvas foram registradas em Missão Velha 141 mm: Juazeiro do Norte 75 mm; Porteiras 75; Crato 75 mm; Jati 42 mm; Abaiara 30 mm; Farias Brito 16 mm. Milagres 16 mm; Caririaçu 12 mm e Aurora 3 mm.

fonte: DN

Nenhum comentário: