terça-feira, 22 de março de 2011

NOVO POSTO DE SAÚDE EM JUAZEIRO, NO BAIRRO SALESIANO


Em evento dentro da 29ª Semana padre Cícero Romão Batista, foi inaugurado o Centro de Saúde Maria Isidro do Nascimento, na rua professora Maria Pedrina, no bairro Salesiano. A comunidade recebeu festivamente o Prefeito Dr. Santana e sua comitiva.O centro de Saúde homenageia a líder comunitária, mais conhecida como Tia Nena, que desenvolveu importantes serviços, sendo uma solicitação dos próprios moradores. Duas equipes de Estratégia Saúde da Família a 59 e a 25 estão funcionando no local. O PSF 59 atende 841 famílias e 3.334 pessoas enquanto o 25 atende 1.148 famílias e 4.256 pessoas. Prestam serviços nas duas unidades os médicos Otávio Sampaio e Paulo Sharon e as enfermeiras Cícera Rejane e Nália Alves. 12 ACS’s - Agentes Comunitários de Saúde - também atuam através das equipes. A Secretaria de Saúde entregou fardamento aos ACS’s. O prefeito simbolicamente, entregou farda para a Senhora Sônia Maria.



Em nome da família da homenageada falou sua irmã, Luiza do Nascimento Tel que agradeceu “a determinação do Prefeito Santana em construir o centro de saúde para a comunidade que já reivindicava de um longo tempo e por homenagear sua irmã, a saudosa Tia Nena”. O auditório do Centro de Saúde Tia Nena recebe o nome da senhora Maria Teodora de Oliveira, a Tia Dora. Em seu pronunciamento o prefeito de Juazeiro lembrou que em fevereiro do ano passado estava implantando uma equipe de PSF no bairro e assumindo o compromisso de entregar este Centro de Saúde. “Vamos pautando nossa administração com compromissos e com o cumprimento destes compromissos”, afirmou. Dr. Santana comentou ainda sobre a greve na saúde que foi considerada ilegal pela Justiça. “Sabemos que existem os servidores sérios e que reivindicam os seus direitos. Com certeza vamos atender na medida das condições legais e financeiras, mas há também os péssimos profissionais que atendem mal a população e que já ganham muito bem em relação ao que produzem”, afirmou lembrando as conquistas salariais durantes os dois primeiros anos do seu Governo.




Dr. Santana aproveitou a ocasião para dizer dos investimentos que estão sendo realizados com recursos próprios e em parceria com o Estado e a União como a construção de 8 novos centros de saúde, compra de 6 novas ambulâncias e construção de duas UPAS – Unidades de Pronto Atendimento – 24 horas no Aeroporto e Frei Damião. O Vice-prefeito Dr. José Roberto Celestino disse que a melhor resposta ao movimento político é o trabalho que está sendo desenvolvido favorável à saúde pública como a entrega do Centro de Saúde Tia Nena. Falando em nome dos vereadores presentes, Ronnas Motos, Sargento Nivaldo Cabral e Mara Torres, Adauto Araújo parabenizou Dr. Santana pela entrega e a comunidade pelo recebimento do empreendimento público. O Secretário de Saúde, Dr. Antonio Bonaparte lembrou que o centro de saúde tem amplas e modernas instalações. O prefeito Dr. Santana assumiu um importante compromisso durante a inauguração. “Atendendo um pedido do povo através do subprefeito Edmilson Nascimento a SESAU já está determinada para implantar o terceiro turno do PSF. Vamos implantar aqui o PSF Noturno com atendimento médico para toda comunidade das 18h00 às 22h00”, comprometeu-se. O Padre Marques, da Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores realizou as bênção das instalações. Ele também realizou a bênção dos ônibus que foram conseguidos para o transporte de alunos da Rede Municipal de Ensino junto ao Governo do Estado. Os 11 coletivos passaram pela rua Maria Pedrina e a comunidade aplaudiu a iniciativa do Prefeito Dr. Santana com o Governador Cid Gomes.

Nenhum comentário: