segunda-feira, 28 de março de 2011

SÍTIO FUNDÃO EM CRATO

O Presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Paulo Henrique Lustosa, juntamente com o Superintendente interino da Semace, Ricardo Araújo, estarão dia 29 próximo (terça-feira), na cidade do Crato, para entregar à população do Cariri, às 10 horas, a casa sede do Parque Estadual do Sítio Fundão.Trata-se de uma área, com resquícios de mata atlântica, desapropriada pelo governador Cid Gomes, em seu primeiro mandato como governador, com extensão de 93,54 hectares. Cid, a época, acatou justificativa do então Presidente do Conpam, André Barreto, para transformar o local numa Unidade de Conservação (UC) estadual.

O Parque está totalmente cercado e conta com trilhas ecológicas para visitantes. O restauro da casa sede custou aos cofres do Estado R$ 200 mil, provenientes de compensação ambiental. Foram realizados os procedimentos necessários com vistas ao tombamento da edificação como patrimônio histórico cultural concluído pelo técnico Otávio Menezes da Secult/Copahc que está em andamento. A restauração obedeceu fielmente a planta original, construída pelo antigo proprietário, ambientalista Jéferson da Franca Alencar (falecido) em taipa, técnica construtiva vernacular à base de argila (barro) e cascalho com o objetivo de erguer uma parede, única no Estado com dois andares.

O antigo proprietário teve o cuidado de conservar não apenas toda a vegetação (flora e fauna) mas o acervo material, inclusive, um engenho de madeira. O acervo material, disse à imprensa, Francisco Otávio Menezes, responsável pelo processo de tombamento é constituído de uma casa de taipa (a casa-sede), um engenho de madeira, bem conservado e uma barragem de pedra edificada pelos escravos. Já devidamente restaurados todo ele está em processo de homologação de tombamento.

Vitória - Para o Presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, a conclusão do projeto do Sítio Fundão "é uma vitória da população do Cariri que agora disporá de uma área de grande valia à sociedade, seja quanto a preservação ambiental, com fauna e flora da região conservados, mas sobretudo constituí-se em verdadeiro oásis dentro da cidade do Crato,por ser uma Unidade de Conservação (UC) urbana". A flora local é bem diversificada e podem ser encontrados ali espécies do cerrado, composição florestal e os remanescentes da mata atlântica, com grande diversidade biológica.

Localizado a apenas 3 quilômetros do centro da cidade, o parque disporá de segurança armada para proteger os visitantes, alunos secundaristas e universitários que terão no local, ambiente propício às pesquisas relacionadas ao meio ambiente. A entrega da área contará com presenças de autoridades locais dos três municípios da Região do Cariri, diretamente beneficiados - Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha - e doravante, a área passa a ser gerenciada pela Semace, do Crato. Toda e qualquer visitação, em grupo, obrigatoriamente deverá ser guiada, ou seja, acionada junto a gerência do parque. Pesquisadores e pessoas interessadas em conhecer mais uma Unidade de Conservação Ambiental do Estado podem dirigir-se à Semace do Crato para obter melhores informações quanto a sua utilização.

Nenhum comentário: