sexta-feira, 25 de março de 2011

QUEM DEVE AFASTAR MAUS POLÍTICOS É O POVO

"Quem deve afastar os maus políticos é o povo não o tapetão", afirmou, nesta manhã de sexta-feira, 25, o governador Cid Gomes (PSB), ao comentar a derrubada, por parte do Supremo Tribunal Federal, da chamada "Lei da Ficha Limpa", que resultou de um projeto de iniciativa popular.

Para Cid, ao invés de muitos estarem lamentando, houve um efeito positivo e pedagógico no caso de expor nomes que acabaram desistindo ou perdendo mesmo no voto.

"Muita gente já não foi candidato. Quem tinha a consciência pesada, não foi candidato porque viu que há um movimento não só pela existência da lei, mas porque a lei foi de iniciativa popular e já era um clamor. A imprensa deu muito respaldo a isso, muita cobertura e muitos se afastaram e é isso que vai fazer a política melhorar. Os maus políticos se afastam e as boas pessoas se animam para entrar na política", expôs Cid, após dar coletiva sobre a reinauguração do Palácio da Abolição.

Sobre a decisão do STF, o governador preferiu avaliar como de acordo com a Constituição Brasileira. Ou seja, acatou princípios básicos. Ele destacou, por exemplo, que ninguém pode ser condenado sem julgamento justo e que a presunção da inocência deve ser respeitada, além da presunção de que ninguém pode ser penalizado duas vezes pelo mesmo ato, no que, na prática, estava ocorrendo a rodo no País.

"Você não pode mexer numa competição – vale para qualquer certame e para o processo eleitoral, quando ela está em andamento. Daí, um princípio constitucional que diz que leis que tratam sobre matéria eleitoral devem ser aprovadas um ano antes para ter vigência no ano seguinte. Foram esses princípios que o Supremo Tribunal Federal agora levou em conta", complementou o governador.



Blog do Eliomar
JORNAL O Povo

Nenhum comentário: