quinta-feira, 24 de março de 2011

VEREADORES DO CRATO APROVAM REQUERIMENTOS




Os vereadores do Crato realizaram na última terça-feira, 22, uma sessão ordinária. Na pauta a discussão e aprovação de requerimentos. De acordo com o vereador Florisval Coriolano, presidente do legislativo, os parlamentares vêm discutindo, em todas as sessões, os principais problemas do Crato. Ele explica que os requerimentos apresentados foram todos apresentados e que acabe agora ao executivo atender as solicitações das comunidades.

Acompanhe alguns requerimentos aprovados:

De autoria do Vereador Pedro Eugênio Maia Moreira (PSB), os requerimentos 85/2011 e 86/2011. O primeiro é destinado à Secretaria de Educação do Município, solicitando a ampliação da Escola Filemon Fernandes Teles, localizada no Bairro São Bento, com a construção de mais salas de aula para atender a demanda dos alunos que ali estudam. O segundo solicita à Secretaria de Infra-Estrutura do Município a construção de uma praça, na área do Bairro São Bento, existindo, inclusive, dotação no vigente orçamento de 2011.

De autoria do Vereador Luís Carlos Oliveira Cavalcante – Luís Cory (PSC) foi aprovado o Requerimento 87/2011, que solicita à Secretaria de Infraestrutura do Município, a recuperação de um bueiro de esgoto da SAAEC, cuja tampa está destruída no cruzamento da Avenida J. P. B. de Menezes com a Rua São José, no Bairro Independência. Ainda do Vereador Luís Cory mais três Requerimentos foram aprovados. 88/2011 – solicita à Secretaria de Infraestrutura do Município a recuperação urgente da camada asfáltica da Rua dos Cariris, no trecho entre as avenidas J. P. B. de
Menezes e José Alves de Figueiredo, no Centro. 93/2011 – solicita à Secretaria de Infraestrutura do Município, a limpeza, capinagem e retirada de entulhos, na Rua Madre Ana Couto, próximo a Central de Abastecimento Walter Peixoto. 94/2011 – Solicita à Secretaria de Saúde do Município a colocação de um agente de saúde para atender aos moradores da Rua Padre Verdeixas, no Bairro Vila Alta.

De autoria do Vereador Jales Duarte Velloso (PP) solicita à Secretaria de Infraestrutura do Município, a recuperação do calçamento e limpeza de todas as ruas do Conjunto Nossa Senhora de Fátima – Mutirão, Bairro Alto da Penha. Também do Vereador Jales, o Requerimento 90/2011 solicita à Secretaria de Infraestrutura do Município, a recuperação do calçamento e limpeza das ruas Saturnino Candeia e Bruno de Menezes, no Bairro Alto da Penha.

O Vereador e Presidente da Câmara, Florisval Coriolano (PTC), aprovou dois Requerimentos. 91/2011 – envia ofício ao Prefeito Municipal, Samuel Araripe e á Secretaria de Infra-Estrutura do Município, solicitando informações a respeito do Programa do Governo Federal, em parceria com o Município, que trata das transformações das casas de taipas em casas de alvenaria. 92/2011 – enviar ofício ao Prefeito e ao Presidente da Câmara Municipal, de Juazeiro do Norte, congratulando-se pelo centenário da emancipação do Município, palco de grandes conquistas políticas e “cidade da fé”.

De autoria do Verador Ailton Esmeraldo (PP), 95/2011 - solicita à Secretaria de Administração do Município, a realização de serviços de conserto dos relógios das praças Francisco Sá e Siqueira Campos. 97/2011 – Envio de ofício ao Prefeito Samuel Araripe, solicitando que o mesmo envie à Câmara, proposição fazendo a doação de terreno para o Departamento Estadual de Trânsito – Detran, com o objetivo de que seja construída, na cidade do Crato, a sede regional do órgão.

O vereador Fernando Brasil (PSB) aprovou o Requerimento de número 96/2011
que solicita a Mesa Diretora a nomeação de uma comissão de vereadores, com o objetivo de fazer uma visita ao Distritio de Dom Quintino com a finalidade de realizar vistorias na unidade escolar, nos esgotos da rua da caixa d’água, quadra poliesportiva e nos calçamentos alí construídos.

Projetos de Lei 004/2011 – altera o parágrafo 2º do artigo 2º da resolução número 057/2001 e adota outras providências. 2302001/2011 – de autoria do Poder Executivo – Concede ao Executivo a abertura de crédito especial para atender as despesas não complementadas nas unidades orçamentárias quando da elaboração da Lei do orçamento de 2011.

2502001/2011 – de autoria do Executivo – Propõe a doação de um imóvel pertencente ao Município com área de 24. 500,00m2, encravada na Rua Francisco Piancó Leite, no Conjunto Vitória Nossa ao Fundo de Arrendamento Residencial, para aquisição da casa própria às famílias de baixa renda.

1802001/2011 – de autoria do Poder Executivo – Autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a fazer suplementação de dotações insuficientes do corrente orçamento, despesas e dá outras providências.

Comunidade rural reivindica Escola e Posto de Saúde. A cidadã Ediomar Siqueira, da localidade da Cachueira dos Gonçalves, Distrito de Dom Quintino, usou a tribuna da Câmara Municipal, na sessão de terça-feira, dia 22, para denunciar, segundo ela, o estado de abandono que vive a comunidade, uma das mais distantes da sede do Município, no limite de Farias Brito. Ediomar afirmou que a falta de escola e de unidade de saúde são as principais preocupações do lugar, onde habitam mais de
oitenta famílias. “Os alunos e os professores precisam se deslocar até a sede do Distrito para estudar e lecionar, correndo sérios riscos, quando poderiam ficar na própria comunidade”, disse Ediomar, acrecentando que na Cachueira dos Gonnçalves já funcionou escola e posto de saúde. Ela informou, ainda, que as estradas vicinais que ligam a sede do Distrito à comunidade, também estão precisando de reparos e que no ano passado, o Prefeito de Farias Brito, Dr. Vandevelder enviou uma máquina para recuperar as estradas. Ediomar concluiu, cobrando dos dois vereadores que representam Dom Quintino na Câmara, Fernando Brasil (PSB) e Dárcio Luís de Sousa (PSDB), mais trabalho e união.

O Vereador Fernando Brasil se defendeu, afirmando que já fez diversas reivindicações, através de requerimentos, solicitando melhorias nas estradas, um melhor atendimento na saúde e na educação e agora aguarda a resposta do Poder Executivo. Já o Vereador Dárcio Luís de Sousa não quis falar sobre o assunto.

Nenhum comentário: