quinta-feira, 21 de março de 2013

ÁGUAS DO SÃO FRANCISCO PODERÃO PASSAR POR BARBALHA

A política de recursos hídricos reservará, em projetos regionais que atendem ao Ceará e àqueles exclusivos para o Estado, valores da ordem de R$ 5,6 bilhões. Deste montante, somente a primeira fase do Cinturão das Águas, empreendimento que prevê garantir a segurança hídrica a 92% da população cearense, tomará R$ 1,23 bilhão até 2014. A obra está em ação preparatória. 

Em outubro de 2011, os governos estadual e federal assinaram o termo de compromisso para o financiamento da primeira etapa, que vai de Jati a Cariús, na região Sul do Estado. Semana passada, técnicos do Governo do Estado do Ceará estiveram em Barbalha realizando estudos geográficos para observar a viabilidade da construção do sistema gravitário das águas do Rio São Francisco em localidades do município de Barbalha. 

Foram visitadas áreas dos sítios Barro Branco e Taquari, localizados entre Cabeceiras e Correntinho. Também já foram mantidos os primeiros contatos com moradores das áreas por onde devem passar as águas do Rio São Francisco, através do projeto Cinturão das Águas do Ceará (CAC), caso sejam comprovadas as viabilidades técnicas. 

Os trabalhos de sondagens continuam durante esta semana e uma reunião envolvendo moradores, proprietários das áreas onde estão sendo realizados os estudos, membros dos governos municipal e estadual, deverá acontecer na sexta-feira (22), em local e horário a ser determinado. 

O Cinturão será constituído de um conjunto de canais e adutoras, partindo de um canal principal que margeará a Chapada do Araripe, aproximadamente no sentido leste-oeste, para, depois, com diretriz sul-norte, atravessar as bacias do Alto Jaguaribe e Poti-Parnaíba, atingindo a bacia do Acaraú, totalizando aproximadamente 545 quilômetros.

fonte: Rádio Cetama AM

Nenhum comentário: