quarta-feira, 20 de março de 2013

NOTÍCIAS POLÍTICAS DO CARIRI



Raimundão processa Darlan por danos morais

O prefeito Raimundo Macedo (PMDB), entrou com Ação de Indenização por Danos Morais, com base em acusações de calunia e difamação, contra o vereador Darlan Lobo (PMDB). O processo, que tramita na 1ª Civil de Juazeiro do Norte, pede que a justiça arbitre sobre a indenização.A ação, N° 34953-49/2013, datada de 29 de janeiro de 2013, baseia-se nas acusações do vereador Darlan, ainda no período de articulação para eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Juazeiro, no qual ele liderou o grupo de oposição ao prefeito que acabou vencendo a disputa.Durante esse período, Darlan chegou afirmar, em entrevista ao Site Miséria e repercutida pelos vários veículos da região e do estado, que Raimundo Macedo teria oferecido várias vantagens a vereadores do grupo e a ele, pessoalmente, teria sido oferecido o valor de R$ 500 mil reais e a presidência da casa para que mudasse de lado, o que, acabou não acontecendo.Para sua defesa, o vereador disse ter testemunhas, já que, o seu telefone, no momento da oferta estava na viva-voz e foi presenciado por várias pessoas. Darlan, disse ainda, que pretende pedir a quebra do sigilo telefônico para ser anexado aos autos do processo em sua defesa.O processo está no início e, ainda, devem ser ouvidos o vereador Darlan Lobo e testemunhas. Sobre o caso, o vereador Darlan ainda não tinha sido notificado oficialmente, mas, por iniciativa pessoal, foi ao Fórum e deu ciência ao fato. Darlan pediu agilidade na resolução da ação.

Protestos contra o Aterro Sanitário em Caririaçú

Quando tudo parecia resolvido e o Aterro Sanitário da Região Metropolitana do Cariri estava a caminho do município de Caririaçú, eis que surge o grito da comunidade do Sítio Gravatá, onde será instalado o empreendimento. Eles não querem o aterro por entender que as comunidades visinhas sofrerão vários prejuízos. Os moradores temem a poluição do riacho que corta as comunidades e representa o principal meio de sustento dos ribeirinhos. O aterro ficará a menos de 100 metros do riacho. Para tentar convencer a população, serão realizadas duas audiências públicas no município. O argumento não pode ser somente técnico!

Muito debate e pouca ação em Altaneira

Após o fechamento do seu Matadouro Público, a população de Altaneira passou a assistir um verdadeiro bate-boca das autoridades sobre o assunto. A interdição, feita pela atual gestão do prefeito Delvamberto Soares, ocorreu, segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, pelas várias notificações da SEMACE. O órgão teria pedido a total paralisação das operações. O vereador Adeilton criticou a posição dizendo que essa não era a melhor saída. Por sua vez, o prefeito, também, passou a reforçar a tese da falta condições. O destaque é que os animais de Altaneira estão sendo abatidos em Nova Olinda e o prefeito acha normal, já que, segundo ele, cidades como Barbalha e Crato, também, abatem seus animais em Juazeiro. O interessante é que ninguém pensa ou fala na solução.

 

Tarrafas-CE: Decisão judicial pôs fim à perseguição contra funcionária pública

Após ser transferida, segundo a própria funcionária, por perseguição política, uma funcionária pública do município de Tarrafas, ganhou na justiça o direito de permanecer no local de trabalho, onde já atuava.A decisão da prefeita Lucineide Batista, a Lucinha (PSB), acabou não dando certo, já que, o juiz da 26ª Vara do Trabalho de Iguatu, Ronaldo Solano Feitosa, julgou procedente o pedido da funcionária.O que se apurou no município é que após a decisão não houve mais transferências individuais município. Mas, segundo os moradores da Vila Cajazeiras do Jiló, o fechamento da escola local nada mais é que perseguição.O detalhe é que a comunidade deu maioria de votos ao adversário de Lucinha durante a campanha eleitoral e, especula-se, que esse seria o verdadeiro motivo do fechamento da escola.Por outro lado, a prefeita alegou que a escola tinha um número pequeno de alunos, o que inviabilizava o seu funcionamento. A verdade é que, agora, os alunos (crianças), professores e funcionários precisam percorrer longas distâncias para trabalhar e estudar.

Por Madson Vagner
Jornalista 

Nenhum comentário: