sábado, 16 de março de 2013

COMBATE A DENGUE NO CRATO

O combate à dengue continua sendo realizado em todos os bairros do Crato. A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Endemias, intensifica o combate à dengue, principalmente nos bairros de maior infestação do mosquito Aedes aegypti. Foram visitados 24 bairros mais o Centro da cidade. A atenção passa a ser redobrada no andamento do segundo ciclo, com os agentes de endemias percorrendo as diversas localidades do Município, visitando as residências e orientando a população.

Segundo o coordenador do Núcleo de Endemias, Antônio Esmeraldo, bairros como o Grangeiro e Seminário merecerem cuidados em relação aos índices. Ele afirma que cerca de 10 bairros estão com os índices de infestação acima do preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 1%. O coordenador destaca a importância da participação efetiva e de suma importância da sociedade nesse trabalho de combate.

De acordo com Antônio Esmeraldo é importante que a sociedade também assuma esse compromisso de lutar contra a infestação do mosquito, que na maioria das vezes se reproduz dentro das próprias moradias. Nas localidade onde há uma necessidade de intensificação do trabalho, o coordenador afirma que vem sendo utilizado o fumacê, principalmente no final da tarde para início da noite, com cuidados na aplicação, para não chegar aos quartos e cozinhas das residências.

Esse trabalho também vem acompanhado de iniciativas preventivas, a exemplo do trabalho educativo da Mobilização Social, da Secretaria, e também da retomada do projeto de ‘peixamento’ de reservatórios de água em 15 localidades. Mas, o coordenador enfatiza que a sociedade tem que se conscientizar do seu papel, porque o poder público não resolve sem o apoio das pessoas.

Somente no Grangeiro, estão sendo trabalhados 134 quarteirões. O coordenador ainda ressalta que o relatório de atividades do primeiro ciclo estará sendo finalizados na próxima semana, para que novas medidas de aprimoramento no combate da dengue sejam desenvolvidas.

Nenhum comentário: