sábado, 30 de março de 2013

MUNICÍPIOS SEM RESERVA HÍDRICA NO CE

Relatório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) aponta que 30,4% dos municípios cearenses estão sem reserva de água para consumos humano e animal. Essas reservas seriam compostas por cacimbas, córregos, poços profundos. O levantamento foi realizado pelos técnicos do órgão na primeira quinzena de março.

O relatório também afirma que esses municípios não dispõem de pastagem suficiente para o rebanho por conta dos efeitos da estiagem. A região mais afetada é o Vale do Jaguaribe. São 12 cidades nessa situação, entre as quais Iracema, Jaguaribara e Limoeiro do Norte.

O Sertão Central conta com 10 municípios em dificuldade de reserva hídrica, a exemplo de Milhã, Mombaça e Quixeramobim. Também com 10 cidades na mesma situação, está o Sertão dos Inhamuns e de Crateús, tendo como exemplos Tamboril, Independência e Quiterianópolis. Os 56 municípios prejudicados estão divididos em oito regiões.

De acordo com o relatório, em todas as 13 regiões do Ceará as reservas hídricas para humanos e para animais quanto pastagem estão se esgotando ainda em março ou sob risco de esgotamento até maio.  O maior problema é em relação ao consumo animal e a estimativa é que o Estado tenha perdido 5% do rebanho, de 100 a 130 mil cabeças até o final de 2012 por causa da seca.

Ceará News

Nenhum comentário: