sábado, 30 de março de 2013

CRATO CONTEMPLADO NO PROGRAMA PRIMEIRO PASSO

Mais oportunidades de formação profissional e empregos para a juventude do Crato, na indústria e comércio. O Município foi um dos 32 contemplados com o Projeto Primeiro Passo, em sua nova etapa e dentro da linha de ação de Estágio Remunerado. O prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, se encontra em fortaleza, com a finalidade de assinar o termo de adesão ao projeto. Serão beneficiados em todo o Estado, cerca de 1.500 jovens, com as vagas de estágio. Cerca de 650 serão destinadas à Capital. O Crato foi contemplado na linha de estágio.

Os estudantes beneficiados deverão estar cursando a 3ª série do ensino médio. A previsão de início dos estágios é em maio deste ano. O primeiro Passo encerrou o ano de 2012 com a capacitação de 48 mil jovens. Para 2013, a perspectiva é mais 10 mil jovens capacitados em todo Estado, nas três linhas de ação do Projeto: Bolsista, Estagiário e Aprendiz.

Na linha Bolsista, o jovem recebe bolsa-capacitação garantida pelo Governo do Estado e é treinado durante quatro meses nas unidades do Programa. Na segunda linha de atuação, Aprendiz, o estudante é ocupado com aulas regulares, cursos profissionalizantes e um período de estágio durante um ano. Já na linha Estagiário, os adolescentes participam de estágio durante o período de um ano em empresas públicas e privadas conveniadas com a STDS.

Os jovens interessados em participar do Projeto precisam estudar em escola pública, ter renda familiar per capita de até ¼ do salário mínimo, apresentar documentação devida (RG, CPF, CTPS, comprovante de endereço e de residência). O jovem é selecionado por equipe de pedagogos e psicólogos, que analisam o perfil do adolescente, encaminhando-o devidamente a uma das empresas parceiras.
O projeto, com linha de Ação Estágio Remunerado, está sendo desenvolvido por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS. O objetivo principal do projeto é possibilitar aos jovens da capital e municípios do interior, de 17 a 21 anos, de escolas públicas, a vivência das atividades e da rotina do ambiente de trabalho em empresas privadas de médio e grande porte, além de incentivar o compromisso social dessas empresas.
 

Nenhum comentário: