quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A política na Região do Cariri - Coluna de Donizete Arruda

Bateu desespero em Raimundão

O carnaval escondeu a pressão a que está submetido o prefeito Raimundo Macedo. Sem interlocução com o Abolição, Raimundão muda de estratégia a cada minuto, num esforço inútil de continuar no cargo, independente das concessões que tenha de fazer. Na semana passada, foi ao rádio e atacou os deputados federais Arnon Bezerra e o líder do Governo Dilma na Câmara, José Guimarães. Dias depois, já estava em Brasília implorando perdão à dupla. A Arnon, disse que está aberto ao diálogo. Mostrou-se arrependido pela língua solta e prometeu que será um aliado confiável. Cansado, como o povo de Juazeiro, das artimanhas de Raimundão para permanecer no comando da Prefeitura, Arnon ouviu calado. Já Guimarães nem perdeu seu tempo de ouvir as abobrinhas de Raimundão. Com o cofre vazio, a presidente Dilma não tem como socorrer Raimundão, pois a prioridade dela é ajudar o governador Camilo Santana.


Apelo emocionado no Senado

Depois de fracassar no seu esforço de se recompor com Arnon e Guimarães, o prefeito Raimundão desembarcou no 17º andar do prédio principal do Senado Federal. Lá, fica o gabinete do líder do PMDB, Eunício Oliveira. Raimundão desabafou sua angústia de ser defenestrado do cargo nos próximos dias, pois responde a sete ações protocoladas pelo Ministério Público Estadual. Todas essas investigações apontam graves irregularidades na administração juazeirense. A tentativa de Raimundão era criar um ambiente favorável contra o seu afastamento. Só que nenhum político, independente de filiação partidária, quer se envolver nesse confronto entre Raimundão e o MP do Ceará. A leitura desse comportamento é que os dias de Raimundão na Prefeitura estão contados.


Nutec vem pesado no pós- Carnaval

Depois da folia carnavalesca, as prefeituras que insistem em desobedecer às leis se preparem: vão enfrentar duras investigações do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e do Ministério Público do Estado. No Cariri, o MP espera o relatório do TCM para aprofundar a devassa nas contabilidades das administrações municipais e ingressar com possíveis ações, inclusive com ameaça de prisões e afastamento de cargos. Nada está descartado pelo Ministério Público. 

Os promotores não falam sobre o rumo que adotarão em seus passos de combate à corrupção no Cariri, contudo está confirmada a presença do Núcleo de Tutela Coletiva, o Nutec, no comando das apurações de irregularidades. À frente do Nutec estarão os promotores Breno Rangel e Igor Pereira. Uma garantia de que a sociedade está tendo seus direitos cobrados e de que, caso os recursos não sejam bem aplicados, os responsáveis irão ter que dar explicações convincentes, sob pena de rigorosa punição pela Justiça.

Simbologia do Castelo do Poder

Mudou a sede do poder em Juazeiro do Norte. Não saem mais da chique loja Mrs. Rob as decisões da atual administração. Migrou o centro decisório do governo Raimundão para o escritório do ex-secretário Mauro Macedo, no bairro Franciscanos. Lá, no endereço Rua Monsenhor Esmeraldo, 36, é, agora, o ponto de encontro de secretários e lideranças políticas que procuram responder aos assuntos administrativos e também receber orientação política. Porém, mesmo com a mudança, uma coisa permanece a mesma: depois de passar pelo crivo do prefeito Raimundão, estranhamente, a visita é encaminhada à sala de Maurinho. Esse pré-requisito é obrigatório para que a decisão ganhe força e se concretize. Quem procurar o prefeito juazeirense para resolver suas demandas no seu gabinete no Paço Municipal terá uma decepção enorme. Lá, nada se resolve. E a mudança do centro de poder em Juazeiro retrata outra constatação: na cidade, as decisões só acontecem, se estiverem avalizadas com o “ok” de Maurinho.

PSDB prepara uma invasão

Os militantes tucanos do Cariri já estão na expectativa da vinda do senador e ex-presidenciável do PSDB, Aécio Neves, e do senador Tasso Jereissati à região, provavelmente no mês de março. As duas lideranças nacionais confirmaram presença para a abertura da nova sede do Diretório Regional do partido em Juazeiro do Norte. 
A ideia é fortalecer a candidatura do médico Régis Santana à Prefeitura. A data permanece indefinida, à espera de uma vaga na agenda de Aécio Neves. Nessa vinda, Aécio programará outros eventos políticos em várias cidades do Cariri. A meta de Tasso é revitalizar o PSDB no Cariri, tanto que descartou entregar o controle da sigla de novo ao ex-deputado federal Manoel Salviano.

Justo Júnior de olho na sucessão

Quem já se articula no Crato para mais uma pré-candidatura à Prefeitura é o famoso empresário Justo Júnior. Nos bastidores políticos, Justo confirma dispor dos apoios dos ex-prefeitos Antonio Primo, Capitão Ariosvaldo, Moacir Siqueira e Zé Adega. Nenhum deles, no entanto, confirma estar engajado no projeto para eleger Justo Junior o sucessor do prefeito Ronaldo Mattos. Essa articulação não tem sido levada a sério pelos adversários de Justo Junior, porque todos os ex-prefeitos estão afastados da política e um retorno sem planejamento poderia levá-los a decepções nas urnas, além de que alguns deles vão querer, antes de se posicionar, saber o rumo que adotará o governador Camilo Santana, que saiu consagrado das urnas no Crato. Já que, com certeza, Justo Junior é mais um nome, como o do deputado Zé Ailton Brasil (PP ), que não conta com a simpatia do Abolição. Para complicar ainda mais esse balão de ensaio carnavalesco, o empresário Justo Junior tem um histórico de anúncios de candidatura a prefeito, sempre seguidos de desistências.

DISSE ME DISSE

Em Barbalha, depois da Prefeitura ter negado apoio às Escolas de Samba, o principal opositor do prefeito Zé Leite aproveitou para fazer uma média com os sambistas. 

O ex-candidato do PPS, Argemiro Sampaio, derrotado em 2012, ajudou financeiramente os grupos a colocarem seu carnaval na rua.

Cresce a expectativa sobre a substituição do Bispo Dom Fernando Panico da Diocese do Crato. No sábado, chegou ao Crato um enviado especial do papa Francisco, procedente de Roma, para investigar pessoalmente às denúncias contra o bispo Panico. O padre romano chegou a celebrar a missa desse domingo na Catedral da Sé. Dom Panico e o seu fiel escudeiro, Padre Edmilson, não escondem o incômodo com a presença.

O governador Camilo Santana não se dispõe a encobrir nenhuma marmota de seu aliado Zé Leite. A regra vale para todos os prefeitos do Cariri. Apesar do atraso no desejo de Camilo por problemas de licença de deputados na Assembleia, tanto Manoel Santana quanto Sineval Roque assumirão até abril seus mandatos parlamentares.

Desculpe a ignorância, é verdade que o Castelo do Poder, nova sede das decisões do prefeito Raimundão, funciona como uma casa do BBB?

Fonte: Jornal do Cariri    

Nenhum comentário: